}

Posso usar casca de ovo nas suculentas?

46 13


Transcrição do vídeo

Mas Samuel, como assim? Eu não posso usar casca de ovos em todas as minhas plantas? Samuel já ouvi falar que pode e deve usar em samambaia, que pode usar em folhagens e que pode usar em todas as suculentas, será que eu tô fazendo errado esse tempo todo?

Então pessoal, esse vídeo é exatamente sobre isso, as cascas de ovos são excelentes adubos, extremamente potentes, mas ao mesmo tempo extremamente mortais, dependendo de tipo de planta que você usa e dependendo da quantidade que você usa também, então fica aqui até o final que você vai aprender nesse vídeo que tipo de planta pode e deve receber cascas de ovos como adubos e que planta é proibido de fazer isso, vem comigo.

Assine a nossa newsletter

Mas Samuel, por que que você tá fazendo um vídeo de casca de ovo de novo? Eu já vi um monte de informação, já sei tudo sobre as cascas de ovos… Então pessoal, como você sabe eu busco a fundo a informação e fui pesquisar em muitos artigos científicos, que aliás estão na descrição desse vídeo para você conferir e se quiser se aprofundar um pouco mais, as cascas de ovos quando fornecidas para as plantas, literalmente são um excelente adubo, que fornece cálcio na forma de carbonato de cálcio, mas até aí está tudo bem não é mesmo? Porém, em algumas plantas, como por exemplo as nossas queridas suculentas, o excesso de cálcio gera alteração no ph do solo, ph é uma taxa, um índice de acidez, suculentas vivem em solos mais ácidos, têm artigo ai também na descrição falando sobre isso, e quando você fornece muita casca de ovo, né, pra suculentas, isso aumenta o ph, esse ph fica mais básico e daí Samuel? Q que isso interfere nas minhas suculentas? A curto prazo pessoal, você não vai perceber essa alteração mas a longo prazo suas suculentas vão começar a definhar, suas suculentas vão ficar mais suscetíveis a várias doenças, sabe por quê? Porque esse aumento do ph por causa do excesso de carbonato de cálcio da casca do ovo, vai diminuir a taxa de absorção de uma infinidade de nutrientes e plantas desnutridas ficam mais suscetíveis a pragas, plantas desnutridas definham e podem morrer.

Então gente, não usem cascas de ovos nas suas suculentas, a ciência já provou que você não deve fazer isso, mas é claro que eu tenho que trazer informação boa para vocês também não é? Apesar de você não poder usar na maioria das suas suculentas e dos seus cactos, tem um gênero de suculenta que você pode e deve usar cascas de ovos, são os Sempervivum, essas plantas maravilhosas, nativas da Europa, vivem em solos básicos, lotados de calcário e literalmente então, você pode usar o adubo que nós vamos ensinar a fazer daqui a pouquinho, vocês vão ver como é que usa no substrato do Sempervivum, é o único gênero de suculentas e realmente é necessário fazer o solo ficar mais básico, garantindo a saúde dessas plantinhas.

Tá, mas tem alguma planta que eu posso usar cálcio afinal de contas, das cascas de ovos Samuel? Pode e deve pessoal, samambaias e avencas amam as cascas de ovos, ficam com os verdes bem mais brilhantes e escuros, as folhagens o grupo da arácias, por exemplo, são fantásticos, os antúrios, os filodendros, as monsteras, os comigo-ninguém-pode, essas plantas todas vão ficar realmente magníficas caso você forneça mais cálcio para o substrato delas, mas atenção, não é simplesmente pegar a casca de ovo, esmagar e jogar em cima da terra, isso não adianta, vamos aprender comigo a como fazer o adubo com cascas de ovos e como utilizar nessas plantas?

Como que a gente prepara então as caixas de ovos para serem usadas como adubo pessoal? A gente coloca para ferver em água durante 5 a 10 minutos, depois desse tempo a gente desliga o fogo e vamos coar essas cascas de ovos né? Tirar o excesso de água que tá aqui, em seguida você coloca no recipiente e coloca para secar ao ar livre, depois de bastante secas basta colocá-las no liquidificador, lembrando tem que ser uma grande quantidade, porque senão, não bate tá? O máximo de casca de ovo que você conseguir e aí basta bater sem acrescentar nada para virar um pó muito fino, depois de bater pessoal, basta peneirar numa peneira bem fininha, porque você precisa usar essa casca de ovo, olha isso, na forma de um pó como se fosse amido de milho ou farinha de trigo né? Bastante fino mesmo, essa casca que ainda tá grossa bata novamente várias vezes até formar esse pó bem fino e qual a quantidade que a gente usa? A gente usa uma colherinha de café somente uma colherinha de café, você vem no substrato do seu antúrio aqui p or exemplo, e espalha sobre o substrato.

De quanto em quanto tempo Samuel, essa quantidade? Gente, acreditem, uma vez a cada seis meses no máximo, o ideal seria essa colherinha bem pequenininha que é de café uma vez ao ano, sim, já é mais do que suficiente, você pode misturar no substrato ou jogar sobre ele também, facinho não é?

E quais são os benefícios do cálcio para as plantas? Dentre várias funções ele participa por exemplo, da estrutura da parede celular, garantindo uma certa rigidez as folhas, garantindo a estrutura de algumas plantas, as vezes sua planta fica mais murchinha, não é por falta de água, pode ser por exemplo, falta de cálcio, ele participa de várias reações químicas que garantem também a saúde das nossas plantas.

Tá Samuel mas o cálcio também não é bom para suculentas? Sim gente, o cálcio é bom para suculentas. Então como você vai fornecê-lo na taxa adequada? Utilizando adubos inorgânicos NPK, que contenham micronutrientes, geralmente esses adubos vão conter as quantidades de cálcio que jamais vão alterar o PH do substrato das suas suculentas, garantindo que elas fiquem com saúde, o grande problema da casca de ovo é que em geral essa adubação, essa disponibilidade de cálcio é exagerada, então evite de qualquer jeito.

Lembrando de um detalhe: adubação em qualquer grupo de plantas a regra sempre é menos é mais, na dúvida, use a menor taxa que você ouviu falar, na dúvida não adube, então é o mínimo possível de adubação, porque excesso de qualquer tipo de adubo pode matar as nossas plantas.

Você sabia por exemplo que mais de 98% das cascas de ovos são carbonato de cálcio? Gente, isso é fantástico, isso é impressionante, é muito nutriente que tem na casca de ovo não é mesmo? E o detalhe: cerca de 90% do cálcio desse carbonato de cálcio fica disponibilizado, caso você, por exemplo, utilize na sua dieta, tem gente que usa assim, tratamento com cascas de ovos na dieta, também funciona, mas eu não sou médico, isso aí é com os médicos não é mesmo?

Para as plantas, realmente o carbonato de cálcio serve como nutriente, todos os artigos que eu encontrei mostraram isso em experimentos científicos, então realmente a utilização das cascas de ovos garante esse suplemento de cálcio, que é sim um macro nutriente essencial para a saúde das nossas queridíssimas plantas.

Fonte: Canal do Youtube de UM BOTÂNICO NO APARTAMENTO

você pode gostar também
  1. UM BOTÂNICO NO APARTAMENTO Diz

    QUE OUTRO ASSUNTO VOCÊ QUER VER SENDO TRATADO AQUI NO CANAL? QUAL DESSES ADUBOS OU OUTRAS COISAS MIRABOLANTES? CONTA PRA MIM? GRANDE ABRAÇO!

  2. Sara Isabela Diz

    Sabe me dizer se em outras plantas pode? Como samambaias ?

  3. Ana Raposo Diz

    Podem ser usadas na pilea peperomioides?
    Muito obrigada e adorei o vídeo 😀

  4. rose mary pertile Diz

    Fantástico o vídeo, parabéns Samuel😘

  5. Vỏ trứng quá tốt ạ

  6. Aline Cristhina Michelmann Diz

    Fiquei me perguntando se fertilizante liquido feito a partir do cozimento das cascas de bananas realmente é uma opção viável para as plantas. Já fiz algumas vezes, em algumas plantas observei um incrível desenvolvimento, em outras já nem tanto…

  7. Jurema Fernandes Diz

    Qual a quantidade do adubo 10 10 10?

  8. Jurema Fernandes Diz

    Obgdo pela dica parabéns pelos seus ensinamentos

  9. Dinalva Ridolfi Diz

    Muito.obrigada ,vc é fantástico Samuel.estava fazendo errado

  10. Marilene Dias Diz

    Realmente é muito 👏👏

  11. María Gloria Florez de martinez Diz

    disculpem deverian pasar los programoas en español no se entiende nada felis tarde

  12. Laily Azizah Diz

    Terima kasih tips nya

  13. Laily Azizah Diz

    Apik Om

  14. duda gluger Diz

    Esse seu vídeo ficou pft!!
    Pfvr Samuel, faz um vídeo falando do carvão no substrato de suculentas!!!

  15. Juliane Goularte Diz

    Samuel e nos cactos pode botar a casca de.ovo?

  16. maria de lourdes maciel Diz

    boa.noite que.legal

  17. zilda bachini Diz

    Top

  18. marilia carvalho Diz

    Verdade,eu coloquei nas minhas suculentes e começaram a murchar todas,tiveve que trocar a terra

  19. Alysson Diz

    Sabe o pior ? Coloquei casca de ovo na minha suculenta hoje ಥ╭╮ಥ

  20. elyssodre Sodre Diz

    Adorei seu jeito de explicar samuel

  21. Sônia Patrycia Diz

    Clickbait galera. Óbvio que tudo em excesso faz mal

  22. Luciana Faustini Diz

    Pena que só dá pra curtir uma só vez!!

  23. Roberta Telles Diz

    Nossa Samuel eu fazia tudo errado agora só sigo vc Biólogo 👨‍🔬 bj gr obrigada 😊

  24. aline neri Diz

    E a farinha de ossos , tbem não pode?

  25. Lucy zulick Diz

    eu uso em todas, sem exceção… são todas lindas, nunca tive problema com cascas de ovos. A não ser aquela pessoa que soooooooooooca cascas na planta ne, aí mata qqr uma ehhehe Mas se tbm a pessoa não pega informação da planta antes de adquiri-la, só pode fazer cagada msm… Mas sempre agradecemos tuas informações =D

  26. Giovanna Alícia Diz

    Mas Samuel como fica o ovo na compostagem? Devo colocar sim ou não?

  27. Rita Carvalho Diz

    Samuel, e pra zamioculcs zamioculcas pode usar o pó da casca do ovo?

  28. Júlia Drummond Diz

    Aaaa,perfeição de canal ❤

  29. Ana Noely Amaral Diz

    Meu Deus porque ñ vi o seu vídeo antes de colocar três colherinhas de pó de casca de ovos na minha planta hoje 😱 vou tentar corrigir o erro … Obrigada ameeei 🤗🌿🌵🌺

  30. Brunna Santos Diz

    aaaaah eu estava fazendo tudo errado 😅 a sorte que não coloquei nas minhas gordinhas 🌱🌵💚

  31. Cibonei Nogueira Fuentes Diz

    Oi Samuel! Essa informação da sempervivum vale ouro! Muito grata! Parabéns pelo vídeo! Deus abençoe vc e família!

  32. Evelyn Freitas Diz

    N acredito, colocava casca de ovo água de arroz 🤦🏻‍♀️😩

  33. ana maria ferreira Diz

    Samuel! Obrigada por tanta informação. A casca de ovo serve para as avencas também?

  34. Maria Rita Diz

    Para as rosas do deserto é indicado? Estou lutando para reanimar as minhas 🙁

  35. Arraial Das Flores Diz

    Posso usar estérco de gado nas suculentas

  36. AgroEco Sistemas Diz

    Os nutrientes um sempre acompanha o outro, ou seja se coloca cálcio você também precisa colocar magnésio e por aí vai.
    Então sempre o melhor é um pouco de cada. Se vai colocar concentrado de um tenha em mente e se colocar muito vai dar falta dos outros. Bom é sempre colocar um composto orgânico mais a casca que ovo. O composto é ácido e a casca alcalina e ajuda solubilizar disponibilizando os nutrientes.

  37. Katia Martins Diz

    Amo seus vídeos sempre aqui prá nós ajudar com nossa nova bb

  38. Maria Marta Diz

    Eu já uso a muitos anos casca de ovos nas MINHAS plantas são tdas muito lindas minhas plantas obg Samuel

  39. Maria Helena Diz

    Ola boa tarde amigo otimas dicas gostei parabens.

  40. Denise Rodrigues Diz

    Que incrível! Amei! Tem como fazer um vídeo sobre farinha de osso usado nós cactos e suculentas

  41. Leticia Josefina Fabia Nappi Diz

    Tenho uma dúvida: devo lavar por dentro as cascas de ovos ,antes de colocar nas plantas? Adorei o vídeo, muito sucesso pra ti

  42. Querido Samuel como usar M.P.k nas suculentas? 😍obrigado

  43. Cesar Speranza Diz

    Olá porque tem que ferver as casca de ovos antes?

  44. Maria De Loourdes Alves Pacheco Diz

    Bom dia Samuel! legal

  45. Ellen Luz Diz

    E agora eu tenho nas minhas, oque devo fazer? Devo descartar todo substrato?

  46. Fátima Praseres Diz

    É as cascas de ovos nas rosas do deserto o que você acha é prejudicial? Afinal elas são um tipo de suculenta?

Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

%d blogueiros gostam disto: