Porque o bolo não cresceu? Veja 10 erros comuns e o que fazer para evitá-los

0 23

Fique de olho nas medidas e na temperatura dos ingredientes

Imagem: iStock

O primeiro passo para acertar no bolo é ter em mente que cada ingrediente tem a sua importância, função e proporção. Por isso, mexer na receita por conta própria (sem ter muita experiência) pode desequilibrar a massa e causar problemas como impedir o crescimento, deixá-la muito pesada ou atrapalhar o cozimento.

Assine a nossa newsletter

Para minimizar os erros, é importante separar todos os ingredientes antes de iniciar a receita. Outra dica é usar copos, xícaras e colheres medidoras. Uma colher a mais ou a menos já faz a diferença no resultado do bolo.

2. Temperatura dos ingredientes

Geralmente, os ingredientes precisam estar em temperatura ambiente, pois isso garante que as moléculas mantenham a elasticidade e retenham o ar na massa. Assim, é necessário ficar de olho na temperatura dos ovos, da água, do leite e da manteiga. Os ingredientes gelados atrapalham a homogeneidade da massa, uma vez que precisa ser misturada por mais tempo. Isso pode deixar o bolo pesado.

3. Bater demais a massa

O batimento excessivo da massa leva a um desenvolvimento maior do glúten, o que resulta em uma massa mais pesada e que tende a crescer menos, pois ela fica elástica. Por isso, misture os ingredientes delicadamente até a massa ficar homogênea. E se ficar na dúvida do tempo necessário, siga as instruções da receita.

Não se anime demais batendo a massaImagem: iStock

4. Cuidado com o fermento

Bater a massa com o fermento é um grande erro, pois aumenta o risco de ficar solada. Em excesso, o fermento leva a um crescimento exagerado e pode transbordar da forma. Além disso, em grandes quantidades, ele causa um sabor desagradável.

É importante colocar o fermento por último, juntamente com os ingredientes secos como a farinha, pois assim ele ficará na massa de maneira uniforme, fazendo com que o bolo cresça. Outra questão importante é se atentar para a validade do fermento —- vencido ele também compromete o crescimento da massa.

5. Escolha da forma

O tamanho da forma favorece ou atrapalha o crescimento do bolo. Se a forma for grande demais, ele ficará muito baixo, pouco fofo e não vai assar corretamente. Já se for pequena, o bolo pode transbordar. Use sempre a forma indicada na receita ou outra com uma capacidade similar.

6. Deixar de untar ou usar papel manteiga

Uma das etapas mais importantes é untar e enfarinhar a forma para evitar problemas na hora de desenformar o bolo. É importante retirar o excesso de farinha (ou cacau, se for de chocolate). Pode ser utilizado óleo ou manteiga com um papel toalha ou pincel para espalhar na forma.

Em seguida, use a farinha peneirada e em poucas quantidades. Algumas formas de alumínio não precisam ser untadas, mas necessitam ser forradas com papel manteiga.

bolo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

7. Pré-aquecer o forno e a temperatura ideal

É muito importante pré-aquecer o forno, já que eles demoram um tempo para atingir a temperatura interna desejada. De forma geral, é necessário que o forno já esteja na temperatura correta antes de colocarmos o bolo —- normalmente é indicada na receita, mas variam de 160º C até 180º C.

Vale destacar que a forma deve ser colocada no centro do forno. Se precisar, ajuste a grade um pouco abaixo do meio para evitar que asse muito rapidamente ou demore demais.

8. Abrir o forno durante o preparo

É um grande erro abrir o forno a todo instante, pois essa atitude impede o seu crescimento. Caso o forno seja aberto antes do cozimento mínimo —- cerca de 20 minutos, o bolo pode não crescer adequadamente ou ficar duro. O ideal é controlar a ansiedade e abrir o forno apenas quando ele estiver pronto.

9. Retirar antes do tempo

Um bolo médio caseiro assa em cerca de 45 minutos. Se for retirado antes do tempo adequado, pode ficar cru no meio ou murchar. Agora se ficar tempo demais, costuma queimar no fundo e nas laterais. Para saber se está pronto, basta inserir um palito no centro do bolo. Se sair limpo, é a hora de retirar do forno.

10. O momento certo de desenformar

Um bolo quentinho é irresistível, mas sabia que não é recomendado desenformar logo após sair do forno? Se a massa não levar manteiga, retire da forma após cerca de 15 minutos. E com uma faquinha, vá soltando as laterais e depois vire em um apoio reto.

Já massas com manteiga devem ser desenformadas apenas após esfriar. Se você tirar da forma ainda quente, é possível que esse bolo quebre. Mas, nada de deixar para retirar da forma no dia seguinte: isso aumentam os riscos do bolo grudar por causa da umidade.

Fontes: Lúcio Roberto da Silva, docente da área de gastronomia do Senac São Paulo; Eloize Augusta da Cruz, gastróloga e professora do curso de Gastronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Paola Bisele, professora de confeitaria da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Thelma Tomb, proprietária da Escola de Bolo.

Fonte: Uol

você pode gostar também

Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

%d blogueiros gostam disto: