Polícias Podem Acessar Dados de Tornozeleiras sem autorização judicial

Discussão e votação de propostas legislativas. Dep. Gilberto Nascimento (PSD - SP)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16) projeto de lei que permite às polícias e ao Ministério Público acesso a dados e informações gerados por tornozeleiras eletrônicas sem autorização judicial. A matéria será enviada ao Senado.

De autoria do deputado Sargento Fahur (PSD-PR), o Projeto de Lei 989/22 foi aprovado com texto da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, de autoria do deputado Coronel Meira. Segundo a proposta, a Polícia Penal também poderá levar ao presídio o apenado que descumprir as regras de uso das tornozeleiras para aguardar a realização de audiência de justificação com o juiz de execução da pena.

Membros do Ministério Público ou delegados estaduais e federais de polícia poderão ter acesso aos dados de localização georreferenciada em tempo real por meio do monitoramento eletrônico do acusado com tornozeleira para fins de prevenção de delitos e realização de flagrantes.

O acesso poderá ocorrer mesmo sem autorização judicial e ficará registrada a identidade de quem consultou. Esse registro será sigiloso e poderá ser conferido pelos respectivos órgãos de corregedoria para instruir processos administrativos disciplinares, assegurado ao servidor acusado o direito ao contraditório e à ampla defesa.

Detenção do monitorado
No caso dos já apenados, a Polícia Penal poderá levar o preso de volta ao presídio se ele descumprir as regras de uso da tornozeleira ou se for encontrado em local incompatível com os limites estabelecidos na decisão sobre uso do aparelho.

Entre as regras previstas na Lei de Execução Penal estão a obrigação de receber visitas do servidor responsável pela monitoração eletrônica, responder aos seus contatos e cumprir suas orientações; não remover, violar, modificar, danificar de qualquer forma o dispositivo ou permitir que outra pessoa o faça.

Adriana Ventura (Novo-SP) vê vantagens na aprovação da proposta. “Esse projeto apresenta inúmeros pontos que são interessantes. Primeiro, acesso aos dados de monitoramento sem ordem judicial. Há um sistema de georreferenciamento de monitoramento em tempo real, que isso vai fazer toda a diferença para baixar os índices de criminalidade. E a intervenção imediata da Polícia Federal.”

Coronel Meira (PL-PE) também elogiou a proposta. “Realmente, para quem faz a segurança pública em nosso Brasil, como os agentes de segurança pública e, inclusive, o Ministério Público, traz uma condição melhor para o trabalho. Ter o acesso ao monitoramento é muito importante, já que a gente sabe que hoje a impunidade campeia no Brasil.”

Reportagem – Eduardo Piovesan e Antonio Vital
Edição – Geórgia Moraes

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Related Posts

Sanepar vai levar saneamento ao Distrito Industrial de Santa Terezinha de Itaipu

Sanepar investe R$ 633 mil em Santa Terezinha de Itaipu

Sanepar investe R$ 633 mil em Santa Terezinha de Itaipu A Sanepar investe em Santa Terezinha de Itaipu com foco no desenvolvimento do novo Distrito Industrial. Em parceria com a…

Leia Mais!
Sem titulo

Foz, Santa Terezinha de Itaipu e Medianeira discutem integração regional em visita institucional

  Foz, Santa Terezinha de Itaipu e Medianeira discutem integração regional em visita institucional Na tarde desta sexta-feira (23), o prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna, recebeu…

Leia Mais!
APOIO A AGRICULTURA

A Administração Municipal de Missal possui programas de incentivo ao um dos setores produtivos do município. Na propriedade de An

Missal investe no setor avícola com construção de novo aviário

Missal investe no setor avícola com construção de novo aviário A Administração Municipal de Missal segue incentivando o desenvolvimento do setor produtivo local. Um novo investimento no segmento avícola está…

Leia Mais!
Segunda-feira, dia 26 de maio de 2025 – 22ª Rodada do Campeonato Municipal de Futsal – SEMIFINAL

O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Espo

Semifinal do Campeonato Municipal de Futsal acontece nesta segunda (26)

Semifinal do Campeonato Municipal de Futsal acontece nesta segunda (26) O Campeonato Municipal de Futsal de Guaíra 2025 entra em sua fase decisiva com a realização da 22ª Rodada –…

Leia Mais!
Nesta sexta-feira (23), o prefeito Antonio Luiz Bendo (Bim) recebeu na Prefeitura as atletas Remadoras Rosas, que conquistaram o 2º lugar na modalidad

Remadoras Rosas conquistam 2º lugar no Parajaps 2025

Remadoras Rosas conquistam 2º lugar no Parajaps 2025 Remadoras Rosas de Santa Terezinha de Itaipu conquistaram o 2º lugar na modalidade Dragon Boat durante os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná…

Leia Mais!
O Município de Guaíra abre inscrições para curso de Manufatura Aditiva e Prototipagem pelo Qualifica Paraná

O Município de Guaíra, por meio da Secret

Curso gratuito de Manufatura Aditiva em Guaíra começa a receber inscrições

  Curso gratuito de Manufatura Aditiva em Guaíra começa a receber inscrições O Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, anunciou a abertura das inscrições…

Leia Mais!