}

Massa de ar polar ganha intensidade e Inmet confirma geada forte para a região sul

0 7

A atuação da massa de ar polar no sul do Brasil já ganhou intensidade a quinta-feira (20) amanheceu com temperaturas negativas em Santa Catarina. Segundo dados coletados pelas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mais baixa foi registrada em Bom Jardim da Serra/SC, com -1.7ºC. Já no Rio Grande do Sul, as mínimas ficaram entre 1 e 3 graus na madrugada.

A previsão é de que o frio fique cada vez mais intenso e o Inmet confirma a possibilidade de geadas com intensidade forte para todo o Rio Grande do Sul, sobretudo na região de Uruguaiana. Em Santa Catarina, os modelos indicam chances de geadas com intensidade moderada para a região oeste do estado.

Os modelos de previsão de temperatura do Inmet indicam ainda que as máximas não devem ultrapassar os 8 graus nas próximas 24 horas. As mínimas mais baixas poderão ser registradas também no extremo sul do Paraná. A tendência é que ao longo da sexta-feira os três estados tenham condições para frio mais intenso. “Falando em neve, nós continuamos monitorando. As chances são maiores amanhã, sobretudo para a região serrana de Santa Catarina”, afirma Naiane Araújo, meteorologista do Inmet.

Assine a nossa newsletter

A frente fria que estava estacionada sobre o Paraná nos últimos dois dias começa a se deslocar para o Sudeste nas próximas 24 horas. Segundo o modelo Cosmo do Inmet, ainda há chances de chuvas para o extremo norte do Paraná, com volumes entre 20 e 30 milímetros de precipitação. Também há previsão de chuva para as demais áreas do estado, porém com volumes mais baixos.

Os modelos indicam ainda que continuará chovendo em todo o Centro-Sul do Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas. Segundo o produtor de milho Antônio Rodrigues Neto, de Laguna Carapã/MS, choveu muito nos últimos dias, levando preocupação para áreas de milho.

“Os milhos caíram muito devido o vento, devido a chuva, o milho está totalmente encharcado”, afirma. O produtor relatou ainda que nos últimos dias já foram registrados 240 mm de chuva na região.A precipitação acumulada no Paraná também chama atenção. Os volumes no estado, segundo dados do Inmet, já ultrapassaram os 100 milímetros em algumas áreas do estado nos últimos cinco dias.

O avanço da frente fria deixa São Paulo em alerta para temporais, segundo a Climatempo.

“Além da chuva forte, esta frente fria vem trazendo uma massa de ar frio de origem polar muito forte que vai fazer a temperatura despencar”, destaca a previsão.

A previsão destaca ainda que a capital paulista pode registrar as temperaturas mais baixas de 2020 nos próximos dias. “A ocorrência de descargas atmosféricas também deve ser frequente principalmente na parte da tarde e da noite, inclusive na Grande São Paulo. “As pancadas de chuva com raios podem ocorrer também pelo interior e podem ser moderadas a fortes”, afirma.

Fonte: Notícias Agrícolas

você pode gostar também

Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

%d blogueiros gostam disto: