Luz do EPC acendeu no painel do carro. E agora?

0 1

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Nos Volkswagen Gol G3 e Gol G4, Gol G5 e G6, Fox e Golf quando a luz EPC fica acesa no painel, indica um problema no gerenciamento de potência do motor

De repente acende uma luz no painel, aquela luz de alerta que, na verdade, são três letrinhas, não tem símbolo nenhum: EPC. O que significa e o que o motorista deve fazer quando a luz de alerta EPC acender?

A sigla EPC significa Electronic Power Control. Quer dizer que a central eletrônica, que regula todo o funcionamento do automóvel, está com alguma pane, tem algum sensor com problema ou algum componente interno dessa central sem funcionar corretamente.

Isso significa que o dono do carro deve aproveitar que ele ainda está andando e ir imediatamente para uma oficina passar o carro no (computador) scanner, para que seja emitido um diagnóstico do problema.

Carros da linha Volkswagen, entre eles os modelos Gol, Up, Fox, Polo e Golf têm uma luzinha escrita EPC no painel. O indicador, correspondente ao nome Electronic Power Control (ou Controle Eletrônico de Potência)é um dos mais importantes do painel, se ele acender, muita atenção, com a luz do EPC  não se brinca!

 

Causas possíveis da luz do EPC acesa no painel

A luz do EPC acesa indica um problema no gerenciamento eletrônico de potência. O problemas normalmente estão associados à injeção, bobinas, velas e cabo de velas, existem muitos casos em que o problema não é tão fácil de encontrar.

Uma causa relativamente frequente no modelo Gol, principalmente nos Gol G3, Gol G4, Gol G5, Gol G6 e Golf é ligado ao interruptor da luz de freio que interfere no sistema de diagnóstico do carro e faz a luz do EPC acender no painel.

Assim como os Volkswagen Gol G3 e G4, o problema também é comum no Fox, Voyage e Golf, Polo e Saveiro.

Conheça outras causas possíveis para a luz EPC ficar acesa: bico injetor, corpo da borboleta, comutador de ignição e, finalmente, uma das falhas mais comuns: se o seu Volkswagen ou JAC acendeu a luz do EPC depois de abastecer, é bem provável que a causa seja álcool ou gasolina adulterado.

 

Problemas relacionados

Como o EPC atua no gerenciamento da potência do motor, sistema relacionados como o controle eletrônico de estabilidade e o controle de tração podem ficar desabilitados caso o EPC esteja com problemas. Até mesmo o controle de velocidade de cruzeiro (o cruise control) pode deixar de operar.

Como há um problema no sistema, é possível também que o motor perca potência e fique com a rotação (rpm) limitada, assim como a velocidade. Carros com câmbio automatizado (iMotion da VW, por exemplo) também podem ter o funcionamento comprometido e funcionar apenas no modo sequencial, sem trocas automáticas.

Isso ocorre para proteção do motor, que continua funcionando de modo limitado (ou limp home) apenas para que o carro seja conduzido ao mecânico. Mesmo que esses problemas não se manifestem, não é recomendado ficar rodando com a luz do EPC acesa no painel.

Luz do EPC indica problemas no gerenciamento eletrônico do motor

 

Ranking dos carros que acendem luz EPC com maior frequência

Além de acontecer com frequência nos carros da Volkswagen, a luz do EPC pode acender com o carro ligado nos modelos da Audi, em especial no Audi A3, e também nos veículos da Chery, como o Chery Tiggo.

Em ordem de busca no Google, os carros mais citados são:

  1. Fox
  2. Gol
  3. Gol G3
  4. Gol G4
  5. Golf
  6. Polo
  7. Gol G6
  8. Voyage
  9. Gol G5
  10. Hyundai i30
  11. Chery Tiggo
  12. Saveiro G5
  13. Audi A3
  14. Jetta TSI
  15. Polo Sedan
  16. Spacefox
  17. VW Up

Embora o Hyundai i30 esteja entre os mais buscados, o modelo não tem luz do EPC  no painel. Ele tem a luz do EPS, que, quando acesa, indica problemas na direção elétrica.

 

Leia a matéria completa no Auto Papo clicando aqui!

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More