}

Impactos na economia causados pela pandemia

0 12

Além da crise na saúde pública, a recém pandemia desencadeou também um forte impacto na economia mundial. Essa recessão na economia, deverá ter graves consequências também no Brasil.

A Covid-19 tem assolado o mundo inteiro, desde o final do ano passado, quando as primeiras informações foram transmitidas oficialmente.

Tendo sua origem na China, mais especificamente na cidade de Wuhan, o covid-19 tem recebido notoriedade no Brasil e no restante do mundo.

Assine a nossa newsletter

O importante papel das notícias de Sorocaba, repassa com seriedade, os impactos do Covid-19 na economia mundial e também os malefícios disso para a população mundial.

COVID-19 impactos na economia mundial

Já no início dessa pandemia, podíamos verificar algumas formas de conter o avanço do vírus mortal.

Essas medidas incluíam não apenas o distanciamento social mas também o isolamento, lockdown, shutdown e por fim a quarentena.

Com isso os governos em todo o mundo permitiam que continuassem em funcionamento, apenas os serviços considerados essenciais. Entretanto, muitos foram as empresas que decidiram parar seus maquinários, bem como os setores de mercado que fecharam suas portas.

Daí para frente, ocorreram diversas demissões, cortes de salário e a inevitável falência, quase que generalizada dos mais diversos tipos de negócios.

Com o surto de Covid-19 a economia mundial foi muito abalada e acabou entrando em recessão.

A Paralisação da economia mundial

Famílias do mundo inteiro estão diminuindo as compras e o consumo seja por meio da recessão ou por queda na renda familiar.

Negócios, eventos e viagens também estão sendo canceladas em todo o mundo e isso inclui as olimpíadas de Tóquio que foram reprogramadas para 2021.

No intuito de conter o avanço da pandemia, grande parte da população em todo o mundo, tiveram que aderir às medidas de isolamento, impostas pelos governos como:

* Fechamento de escolas;
* Paralisação da produção nas indústrias;
* Fechamento das fronteiras;
* Permanência em casa.

Na China, onde tudo teve início, a maiorias das atividade já tiveram as atividades retomadas.

O PIB, teve uma diminuição de 6,9% desde a primeira contratação em 1992, quando as informações do PIB começaram a ser oficialmente divulgados no país.

A zona do euro, teve uma diminuição da economia de 3,7% em seu primeiro trimestre de 2020, sendo esse o mais baixo desde 1995.

A organização mundial dos comércios (OMC) prevê que os comércios do mundo todo terão um recuo de aproximadamente 3,1% este ano.

Os impactos na economia do Brasil

As nossas incertezas a respeito do futuro, bem como a paralisação da atividade econômica estão gerando abalos catastróficos no mercado brasileiro.

É a primeira vez na história que o dólar supera o patamar de R$5,90. A Bovespa por sua vez teve uma perda de mais de 69 mil pontos em seu patamar.

Em 2020 ela acumulou uma queda de mais de 39% e no mês de março as empresas que foram incluídas na lista da bolsa, tiveram um prejuízo de mais de 1 trilhão considerando o valor de mercado.

O mundo inteiro foi afetado mas além da crise na saúde, temos que lidar também com a crise econômica.

As crises econômicas no Brasil, sempre fizeram devastação nessa, não seria diferente. Com isso as incertezas do futuro e a paralisação das atividades só aumentam.

No Brasil, as projeções para o crescimento no ano de 2020, têm sido difíceis, tudo graças à pandemia que chegou com força total.

O PIB, por aqui teve uma diminuição de aproximadamente 5,88% em relação ao ano de 2019, segundo fontes de pesquisa do Banco Central.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério Da Economia, a estatística de desemprego também tem crescido muito, por conta da pandemia. Com isso, tivemos um fechamento de mais de 1 trilhão de vagas de emprego por meio de carteira assinada, entre os meses de março e abril.

Impactos da pandemia em Sorocaba-SP

De acordo com o secretário da fazenda em Sorocaba, Fábio Martins a previsão orçamentária da cidade está sendo fortemente impactada pela pandemia.

Com isso a arrecadação de impostos da prefeitura teve uma diminuição de 19% desde o início da pandemia.

Essa queda está afetando até mesmo a arrecadação dos impostos de IPVA que sozinhos, tiveram uma diminuição de mais de 56% desde abril. Entretanto, algumas medidas que visam impulsionar a população e os empreendedores durante a crise foram tomadas como:

* Adiar os pagamentos de tributos;
* Isenção de multas e taxas;
* Concessão de descontos em impostos;
* Suspensão de corte da água;

Outros impactos também receberam notoriedade em Sorocaba como:
* Queda no IPTU;
* Diminuição do ICMS;
* Descontos no ITBI e ISS.

Além desses, a prefeitura de Sorocaba também estipulou benefícios emergenciais para os catadores de materiais reciclados, bem como o pronunciamento de medidas de melhorias para a saúde financeira da cidade. Fábio Martins já havia se pronunciado antes sobre os impactos da pandemia em Sorocaba.

Na oportunidade ele anunciou que o impacto no orçamento dos municípios e regiões de Sorocaba foram de aproximadamente 18% a 19% somente no mês de abril.

Ele disse também que esses impactos causados, são extremamente preocupantes, uma vez que os recursos na cidade tenham diminuído de 6,1 milhões para a casa dos 2,6 milhões desde o último mês de abril.

Além disso, muitas pessoas ficaram impedidas de ir para o trabalho, principalmente aquelas pessoas que trabalham de modo informal, como os vendedores ambulantes por exemplo. Atualmente, a cidade de Sorocaba passou da fase laranja para a fase amarela, sendo assim, já começam a aparecer muitas vagas de emprego em Sorocaba, dando assim um alívio na economia local.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

%d blogueiros gostam disto: