Take a fresh look at your lifestyle.

Foz do Iguaçu recebe 47º Campeonato Paranaense de Karatê neste sábado, 18

Associação de Karatê de Foz do Iguaçu representará a cidade em duas categorias

6

Cerca de 700 atletas de diversas cidades do Estado participam, neste sábado (18), do 47º Campeonato Paranaense de Karatê – 2º Etapa, no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. As competições iniciam as 8 horas, e reúnem karatecas de 5 a 60 anos de idade.

A equipe da Associação de Karatê de Foz do Iguaçu, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), participa do campeonato nas modalidades de Kata (apresentação de coreografia com luta imaginária) e Kumite (luta de semi contato com objetivo de marcar pontos).

A expectativa é que mais de 1.400 pessoas, entre atletas, comissões técnicas e público participem do evento.

De acordo com o técnico Eduardo Zaro, a equipe de Karatê de Foz está bastante otimista, esperando bons resultados de seus atletas. O nível da competição tem aumentado ano após ano, e a mesma tem servido como referência para observar como esta o nível técnico de todos os atletas do Estado para as disputas dos jogos abertos (JAPS) e jogos da juventude (JOJUPS).

Em Foz do Iguaçu o projeto de Karatê começou em 2005 e possui 8 núcleos, atendendo em torno de 350 crianças e adolescentes com faixa etária de 6 a 18 anos.

Nas aulas, os alunos vivenciam aprendizados de defesa pessoal, consciência corporal, concentração, controle motor de membros inferiores e superiores, aprendem ritmo através da execução dos katas/kihons e por meio das lutas (kumite).

“Além disso observamos nos praticantes uma melhora na auto confiança, disciplina, socialização, trabalho em equipe, e também melhora no rendimento escolar, já que os mesmos conseguem ter mais foco nos estudos”, afirma o técnico Eduardo Zaro. É uma modalidade esportiva que só tem a somar na vida dos praticantes, além de ser esporte Olímpico, estando presente nas limpíadas de Tokyo 2020.

AMN

Leave A Reply

Your email address will not be published.