Evangelho do Dia 01/11/2025: Solenidade de Todos os Santos
Celebramos hoje, dia 1º de novembro de 2025, a Solenidade de Todos os Santos. É um convite à reflexão sobre a vocação universal à santidade e a herança espiritual que nos foi deixada por aqueles que já nos precederam na fé. Que a Palavra de Deus, que ressoa em nossos corações neste dia, seja luz e guia em nossa caminhada rumo ao Pai.
A Palavra de Deus para Hoje
Evangelho segundo São Mateus 5,1-12
Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los, dizendo:
«Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque receberão a terra em herança.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos Céus; pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.»
Palavra do Senhor.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho do Dia
A Solenidade de Todos os Santos nos convida a contemplar a grandiosidade do plano divino para a humanidade: a santidade. O Evangelho de Mateus, com as Bem-aventuranças, apresenta-nos um mapa de vida, um roteiro espiritual que nos conduz à verdadeira felicidade. Jesus não propõe um caminho fácil, mas um caminho de entrega, de despojamento e de amor.
Ser “pobre em espírito” não significa ausência de bens materiais, mas uma atitude de humildade e dependência de Deus, reconhecendo que tudo nos vem d’Ele. Aquele que se aflige pelas injustiças do mundo e pelos próprios pecados, e por eles se arrepende, encontrará consolo no abraço do Pai. Os mansos, que resistem à violência com a paciência e a caridade, herdarão a terra, pois constroem a paz.
A fome e sede de justiça é o anseio por um mundo mais justo, onde a vontade de Deus prevaleça, e a busca incessante pela retidão. A misericórdia, por sua vez, é a capacidade de amar como Deus ama, perdoando e acolhendo. Os puros de coração, com suas intenções límpidas e sinceras, são aqueles que já aqui na terra começam a vislumbrar o rosto de Deus em cada irmão e em cada manifestação da criação.
Os pacificadores são construtores de pontes, semeadores de concórdia, e por isso são chamados filhos de Deus. Finalmente, ser perseguido por causa da justiça é o selo da verdadeira fé, a prova de que se caminha contra a corrente do mundo por amor a Cristo. Nesses momentos, somos convidados a exultar, pois nossa recompensa nos Céus será grande.
As Bem-aventuranças são um convite a olhar para os santos, conhecidos ou anônimos, que viveram esses preceitos em suas vidas. Eles são nossos irmãos e irmãs mais velhos na fé, que nos inspiram a buscar a santidade em nosso dia a dia, nos pequenos gestos de amor, na paciência com o próximo, na busca pela verdade e na entrega confiante a Deus. Que este Evangelho nos impulsione a viver uma vida santa, para a glória do Pai.
Oração do Dia
Ó Deus, fonte de toda santidade, que hoje nos concedeis celebrar numa só festa os méritos de todos os vossos Santos, suplicamo-Vos que, pela intercessão de tantos protetores, nos concedais em abundância a vossa graça, para que possamos trilhar os caminhos das Bem-aventuranças. Concedei-nos a humildade dos pobres em espírito, a paciência dos mansos, a sede de justiça e a pureza de coração, a fim de que, seguindo os seus exemplos, também nós alcancemos a glória do Céu e possamos um dia contemplar a vossa face.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Para conhecer o Santo do Dia, clique aqui.