Categories: Regional

Educação Financeira Obrigatória nas Escolas: Uma Nova Era!

O Projeto de Lei 2747/24 institui a educação financeira como disciplina obrigatória no currículo da educação básica das escolas públicas e particulares do Brasil. A proposta é de autoria do deputado Marcos Tavares (PDT-RJ) e está em análise na Câmara dos Deputados.

O parlamentar argumenta que a falta de conhecimento financeiro é um problema significativo no Brasil, onde grande parte da população é endividada. “A alfabetização financeira desde cedo pode ajudar a formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar desafios econômicos, melhorando sua qualidade de vida e contribuindo para a estabilidade econômica do País”, diz Tavares.

O deputado acrescenta que uma população financeiramente educada é menos vulnerável a fraudes e abusos. “A educação financeira também pode desempenhar um papel crucial na redução da desigualdade econômica”, comenta. “Grupos socioeconômicos menos favorecidos têm menos acesso a informações e recursos financeiros, o que perpetua ciclos de pobreza”, diz ainda.

Conteúdo programático
Pelo texto, o conteúdo programático mínimo da disciplina deverá conter:

  • conceitos básicos de economia e finanças;
  • planejamento financeiro pessoal e familiar;
  • uso consciente de crédito e endividamento;
  • poupança e investimento;
  • empreendedorismo e inovação;
  • direitos do consumidor e proteção financeira; e
  • tecnologias financeiras e segurança digital.

Caberá ao Ministério da Educação desenvolver programas de capacitação continuada para professores. O governo federal poderá ainda incentivar parcerias com instituições financeiras, organizações não governamentais e empresas de tecnologia para apoiar a implementação e o desenvolvimento da educação financeira nas escolas.

LDB
O projeto de Marcos Tavares não altera nenhuma legislação existente.

Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem abranger obrigatoriamente o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil. A integralização curricular pode incluir temas transversais.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcelo Oliveira

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

blog6017_wp2

Recent Posts

Mensagens e frases de Michio Kaku

A física do futuro nos permitirá explorar e talvez até dominar as leis do universo,…

1 hora ago

Chimarrão: Descubra os Segredos e Benefícios desta Bebida Tradicional 🧉

Ah, o chimarrão! Que grata oportunidade de mergulhar na história e na cultura dessa bebida…

4 horas ago

Dupla de Páscoa paga R$ 25,1 milhões para 2 apostas vencedoras!

Duas apostas acertaram os números da Dupla de Páscoa, o sorteio especial da loteria realizado…

4 horas ago

Santo do Dia 21 de abril: descubra quem foi Santo Anselmo 🌟

No dia 21 de abril, a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de Santo Anselmo,…

5 horas ago

13º do INSS antecipado: veja valores e calendário agora 💰

Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS já podem consultar os valores da primeira…

5 horas ago

Nova faixa do Minha Casa, Minha Vida promete facilitar a compra 🏡

O Conselho Curador do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) aprovou a criação…

5 horas ago