}

Dicas para economizar sua conta de energia elétrica

0 20

Existem centenas de coisas envolvidas quando o assunto é “dicas para economizar energia elétrica”. E descobrir exatamente no que se concentrar é a parte mais difícil de reduzir seus custos mensais de energia.

Cada casa, pessoa e família tem seu próprio perfil de gasto de energia. Digamos que você more em um apartamento com 41,60 m². Neste apartamento, você com certeza terá uma geladeira, luzes e uma TV. Além disso, provavelmente terá também um sistema de ar condicionado, um micro-ondas e uma máquina de lavar.

Entretanto, se você morar em um apartamento maior com sua família, há muito mais fatores que irão influenciar em sua conta de energia. Por exemplo, com um apartamento maior, você terá mais espaço, que precisa de mais iluminação, aquecimento e refrigeração adicionais. É provável que você também terá mais aparelhos que usará com mais frequência. Em um único dia, você pode acabar gastando o dobro ou o triplo da quantidade de energia do que uma pessoa que mora em um apartamento de um quarto. Por isso, a missão de economizar em sua conta de energia é uma tarefa que deve ser feita em conjunto com sua família.

Felizmente, existem várias maneiras e dicas universais para economizar em sua conta de energia, não importa onde você more. Todo mundo sabe que as luzes devem estar apagadas quando uma sala não está ocupada, não é mesmo? Mas existem algumas maneiras mais estratégicas de economizar dinheiro significativo na conta de energia todos os meses. E, a melhor parte – eles não exigem que você sacrifique nenhum de seus confortos diários.

Dicas para economizar energia elétrica na cozinha

1– Aumente a temperatura da geladeira em alguns graus, pois isso pode economizar muito dinheiro durante um ano. Muitas vezes, as geladeiras são programadas entre dois a cinco graus abaixo do necessário, gastando bem mais energia. Os alimentos frescos de sua geladeira só precisam estar entre 4 e 5 graus Celsius. Quanto ao compartimento do freezer, você só precisa defini-lo entre 18 e 23 graus Celsius.

2– Mantenha sua geladeira e freezer cheios. Quando você abastece totalmente a geladeira e o freezer, eles precisam de menos energia para manter os alimentos frios. Se você não conseguir mantê-los cheios, coloque sacos de gelo ou jarras de água em qualquer espaço aberto para garantir que a geladeira permaneça eficiente. Você pode até reorganizar sua geladeira para torná-la mais eficiente em termos de energia.

3– Limpe as bobinas de sua geladeira. Isso pode parecer uma tarefa difícil, mas se você não limpar suas bobinas com frequência, sua conta de energia pode aumentar em até 35% . Basta localizar as bobinas de sua geladeira e aspirar todos os resíduos e poeira.

4– As cafeteiras, junto com aparelhos semelhantes, tendem a ter outros recursos que funcionam o dia todo – como um relógio ou cronômetro. Então, desligue e desconecte sua cafeteira antes de sair para o trabalho.

Dicas extra:

Usar as tampas de suas panelas e frigideiras irá cozinhar seus alimentos corretamente e, muitas vezes, reduzirá o tempo de cozimento pela metade. As tampas retêm o vapor de água enquanto você cozinha, garantindo que você não perca nenhum calor durante o cozimento.

Deixe sua comida descongelar antes de cozinhá-la. Alimentos descongelados exigem menos tempo e energia para cozinhar, economizando dinheiro adicional na conta de energia.

Dicas para economizar energia elétrica com a iluminação

1– Mude as lâmpadas de sua casa ou apartamento para LEDs. Mudar uma de suas luzes para uma luz LED é uma boa escolha, por que elas usam 80% menos de energia do que as lâmpadas incandescentes tradicionais.

2– Mantenha janelas abertas durante o dia, assim você não irá usar as lâmpadas. Porém, se você estiver usando o ar condicionado, certifique-se de que as janelas estejam todas fechadas. Você não quer economizar com iluminação e gastar o dobro com o ar condicionado, não é mesmo?

3– Limpe suas janelas. A remoção de qualquer resíduo ou sujeira nas janelas permite que mais luz solar entre em sua casa. Além disso, se for inverno, a luz solar que entra em sua casa pode aumentar o ganho de calor em mais de 70%, sem a necessidade de aumentar manualmente a temperatura do ar condicionado.

4– Se estiver no verão, coloque mais plantas em volta das janelas. As plantas podem ajudar a sombrear naturalmente o interior de sua casa. Eles não só ficaram bonitas nas janelas, mas também podem ajudar a resfriar a casa, fornecendo um bloqueio extra do sol.

Ao economizar energia elétrica, tome cuidado com o ar condicionado

Quando se trata de reduzir a sua conta de energia durante o verão, cada grau importa! Portanto, uma das dicas mais eficientes para reduzir sua conta de energia é ajustar seu ar condicionado a uma temperatura confortável, que não fará seu aparelho trabalhar muito. Especialistas indicam uma temperatura entre 22 e 24 graus Celsius.

Esteja ciente de que cada grau é importante para você economizar em sua conta de energia. Evite temperaturas muito baixas. Um grau mais quente do que o normal pode reduzir os custos de energia em até 10%.

Como regra geral, tente não ajustar o termostato a menos de 8 graus abaixo da temperatura externa. Por exemplo, se estiver 30 graus lá fora, procure deixar a temperatura do ar condicionado em 22 ou 23 graus Celsius.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

%d blogueiros gostam disto: