}

Como eliminar FUNGUS GNATS de suculentas e outras plantas

41 239

Transcrição do vídeo

Eu tenho certeza que você já perdeu uma grande quantidade de plantas, especialmente suculentas a partir de infecção com fungos.

Assine a nossa newsletter

Sabe como isso pode ter acontecido?

Muitas pessoas me perguntam “Samuel tem uns mosquitinhos pretos voando ao redor das minhas plantas e no substrato, sempre os vejo na porta do vaso, o que são eles? Eles causam algum mal para as minhas plantas?” Então, na realidade, o grande problema desses mosquitinhos são suas larvas, elas comem as raízes das nossas plantas disseminando uma grande quantidade de fungos, bactérias e vírus. Eles podem matar as nossas plantas. Vamos aprender a eliminá-los.

Olá pessoa, meu nome é Samuel Gonçalves, eu sou biólogo, professor de biologia, mestre e doutor em botânica, no vídeo de hoje vamos falar sobre essas verdadeiras pragas: os FUNGUS GNATS, em inglês esse é o nome desses mosquitinhos, também conhecidos como moscas dos fungos ou mosquitinhos dos fungos, literalmente esses insetos propagam-se em substrato sempre úmidos, eles adoram a umidade e as suas larvas comem as raízes das nossas plantas propagando uma grande quantidade de pragas, realmente são muito prejudiciais ao cultivo de nossas tão queridas plantas, especialmente as nossas suculentas, uma coisa bastante interessante da gente saber é como esses mosquitinhos foram parar na sua planta.

Impressionantemente eles são disseminados por matéria orgânica em decomposição, ou seja, esterco de curral ou húmus de minhoca, infelizmente, se você utiliza em suas plantas o risco desses FUNGUS GNATS estarem nas suas plantas é muito maior, o ciclo de vida do FUNGUS GNATS dura cerca de 28 dias, após a cópula as fêmeas botam os ovos no substrato sempre úmido e as larvas se desenvolvem se alimentando, obviamente de algas e fungos, daí o nome em inglês FUNGUS GNATS, mas sabe o que é o pior além de se alimentar desses fungos do solo, elas também vão nas raízes, especialmente aquelas jovens, mais fininhas, das nossas plantas e aí que mora o problema.

Na hora que elas mastigam a raiz geram literalmente porta de entrada para parasitas, como fungos, bactérias e vírus que podem infectar as nossas plantas matando-as, por isso que é tão importante eliminar essa praga das nossas plantas ornamentais, especialmente a suculenta.

Existem, felizmente, inúmeras formas de eliminar essas pragas das nossas plantas, mas é claro que eu preciso mostrar pra vocês um jeito extremamente lindo, maravilhoso e perfeito: a utilização de plantas carnívoras, do gênero Drosera e do gênero Pinguicula, olha só que espetáculo de plantas, nós podemos utilizar essas plantas que têm gotículas adesivas das suas folhas para que os FUNGUS GNATS adultos grudem nesses gotículas adesiva e, gente, olha que coisa mais linda, além de tudo as flores dessas plantas são maravilhosas também, para ter sucesso na eliminação dos adultos dos FUNGUS GNATS e obviamente isso é importante porque vai reduzir a quantidade de ovos botados no substrato e conseqüentemente a quantidade de larvas, você precisa intercalar entre as suculentas, por exemplo, algumas dessas plantas do gênero Pinguicula ou então algumas plantas do gênero Drosera, é fundamental que você coloque essas plantas próximas, prá que ao voar esses mosquitinhos grudem nas folhas adesivas dessas plantas carnívoras.

Mas como eu faço para eliminar os FUNGUS GNATS adultos nas minhas suculentas? Eu coloco por exemplo, na minha janela, três vasos de suculentas e um vaso de Pinguicula que essa planta carnívora que tem as gotículas adesivas, ou então a Drosera, mas é fundamental que você não deixe muito espaçamento entre as plantas suculentas e essa planta carnívora porque senão elas não vão conseguir pegar os FUNGUS GNATS que ficam voando sobre esses vasos, dá só uma olhada nessa minha outra Pinguicula, a afrodite esta lotada de FUNGUS GNATS nas suas folhas, realmente é uma predadora super voraz, o mais legal desse método de utilização de plantas carnívoras do gênero Pinguicula e do gênero Drosera é que é um método de controle natural, é um controle biológico, isso é essencial, isso é fundamental, extremamente ecológico não é mesmo?

Muito similar a esse método natural existe um método artificial que a utilização de papéis adesivos amarelos, literalmente os mosquitinhos grudam nesses papéis também impedindo que eles retornem os vasos para botar ovos e obviamente gerar os problemas das plantas, além desse método artificial existe uma infinidade de métodos naturais, vou elenca-los aqui para vocês, olha que interessante: uma possibilidade é a utilização da terra de diatomáceas ou pó de diatomito, o diatomito é uma rocha sedimentar formada pelas carapaça de algas do grupo das diatomáceas, você joga esse pozinho sobre a terra das suas plantas e esses mosquitinhos não conseguem se locomover, acaba grudando esse pozinho neles e as larvas também secam, matando-as obviamente.

Um outro jeito de eliminá-los de forma natural é a utilização de um ácaro predador, isso é impressionante, além disso tem também um nematódeo do bem, dá pra acreditar nisso?

Um nematóide que infecta as larvas desses FUNGUS GNATS quando elas estão no solo, matando-as, devorando-as por dentro, impressionante não é mesmo? Sabe uma coisa super legal sobre? Esses dois animais, né, os nematódeos do bem e esses ácaros do bem são vendidos no Brasil, foram desenvolvidos pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e é uma empresa nacional, fez literalmente esses organismos que são disponibilizados no mercado, basta liberá-los nas suas plantas que eles vão atacar esses parasitas das nossas plantas, um outro método de controle biológico super interessante é a utilização de bactérias parasitas dessas larvas, você encontra isso no mercado como BTI (Bacilus Thuringiensis Israelensis), literalmente essa bactéria mata essas larvas de FUNGUS GNATS, impressionante não é mesmo?

Outras possibilidades mais simples também existem, é óbvio, porém que é necessário combinar vários métodos, a utilização das Pinguiculas para mim é essencial mas você pode ajudar as suas plantas a não ter esses FUNGUS GNATS mantendo substrato seco, sempre entre as regas, pelo menos um centímetro de substrato, geralmente mais cinco, obviamente isso é o ideal para as nossas queridas suculentas, além disso você pode cobrir o substrato com uma matéria inerte, como areia e casca de arroz carbonizada, esta é uma opção extremamente útil também, uma vez que as larvas não vão conseguir se desenvolver perfeitamente e os adultos não conseguirão botar os ovos também nesse substrato úmido.

Outra possibilidade é a utilização de recipientes com vinagre, o vinagre atrai esses mosquitinhos que vão cair literalmente nele e sabe como você faz para ficarem presos? Coloque uma ou duas gotas de detergente que vai romper a tensão superficial daquele líquido mantendo os mosquitinhos lá dentro, ou seja são inúmeras possibilidades, mas é óbvio que eu, como botânico no apartamento que sou, preciso dizer para vocês: eu praticamente eliminei os FUNGUS GNATS da minha casa, ou melhor, do meu apartamento, utilizando plantas carnívoras, que além de tudo são extremamente decorativas e dão flores. Um método natural e muito bonito, ah eu não posso esquecer que também é possível matar essas larvas com canela em pó sob este substrato, óleo de NEEM, álcool isopropílico e calda de detergente, mas é óbvio gente que é muito mais chique, é muito mais interessante cultivar plantas carnívoras que exterminaram os adultos dos FUNGUS GNATS.

E aí, gostariam de aprender a cultivar essas plantas carnívoras do gênero Pinguicula e do gênero Drósera? Deixa pra mim nos comentários vocês quiserem podemos fazer um vídeo sobre isso.

E aí, você sabe algum outro método eficaz para eliminar os FUNGUS GNATS das nossas tão queridas plantas, você já teve problemas com essa praga nas suas plantas, especialmente suculentas? Conta pra mim nos comentários à sua história, vou adorar saber e vou também tentar te ajudar, lembre-se de curtir o vídeo, de se inscrever no canal se ainda não for inscrito e de clicar lá naqueles sininho para receber as notificações todas as vezes tiveram vídeo novo no nosso canal, compartilhe esse vídeo nas suas redes sociais e nos siga no Instagram, sempre tem coisa muito legal por lá também, lembre-se daquilo que eu sempre digo: presentei com plantas, que tal presentear alguém com plantas carnívoras do gênero Pinguicula ajudando a todo mundo a eliminar de vez os FUNGUS GNATS.

Um grande abraço pra você.

Fonte: Canal do Youtube de UM BOTÂNICO NO APARTAMENTO

você pode gostar também
  1. Alessandra Fernandes Diz

    minha casa esta infestada dessa praga e percebi que fazer adubo com cascas de frutas acentuou o problema. Como adubar as plantas e não ter esses problemas? O bakashi também atrai esses mosquitos?

  2. Maria Costa Diz

    Essa praga cria teias de aranha e chega a sujar o vaso de uma cor escura? Tenho um aeonium lotado de.bichinhos moles mas não parecem mosquitos 😢😢

  3. Jessica Alvez Diz

    Ai apareceu na minha hortelã oww tristeza

  4. Maura Bertoli Diz

    Bichinho terrível!

  5. Regina Celi Diz

    Eu não estou vencendo esses insetos 😭

  6. Thaís Reis Diz

    Nossa tô com uma mega infestação dessas praga, fui colocar restos de frutas nas plantas, elas chegaram e nunca mais foram em bora, já joguei inseticida resolveu poucos dias e elas voltam 😭
    Estão até na minha samambaia, e nela eu nem coloquei nada de matéria orgânica

  7. Mvelik Diz

    Eu super uso o vinagre com gotas de detergente e deixo ao lado da minha suculenta, e TODOS morrem la, ela nao foi mais ataca. Amei demais essa dica.

  8. Naiara Fernandes Diz

    Joguei canela em pó, mas sem sucesso. Meus pés de batata morreram.

  9. ALICE GARCIA PINA Diz

    Você vende esses produtos para eliminar essas pragas. E se vender qual o preço moro em Várzea Paulista SP

  10. ALICE GARCIA PINA Diz

    Onde encontrar esse dematoides do bem

  11. Kelly Dejanete Diz

    Samuel,aguaoxigenada mata estes mosquitinhos tambem?

  12. leticia fullmann ishibachi Diz

    Calda bordalesa ajuda?

  13. Leila Patricia Diz

    Minha samambaia está cheia desses mosquitos,ñ sabia que eles faziam mal e agora o que faço?

  14. Marvosr Diz

    Cara, toquei dois dias óleo de neem diluído no solo e nada de matar essa praga. Qual seria a dosagem por Litro de solo de óleo de neem? To achando que apliquei muito pouco

  15. Ester Tamae Yamamoto Rees Diz

    Samuel, fui no Shopping Garden, e Uemura Plantas e Flores, e não encontrei as Droseras e Pinguicolas…. Procurei na internet, em alguns sites, e não encontrei… Onde encontro? Quero muito! Obrigada.

  16. Conseni Maria Diz

    Eu quero! Amei vc super educado…e não fica enrolando pra dar as dicas ja tentei de tudo menos vinagre e as plantas carnívoras 🌵🌵🌵🌵🤗🤗🤗super amei ❤❤😯❤

  17. Alliny Nunes Diz

    Quem quiser resolver de uma vez o problema em vasos: lave toda a raiz da planta em água corrente pra retirar as larvas. Jogue bastante água fervendo na terra pra matar as larvas/ovos. Lave o vaso com água sanitária. Quando a terra esfriar replante e coloque uma camada de areia por cima pras moscas não terem mais como botar ovos no local. Pra repelir borrife óleo de Neem diluído conforme instrução na embalagem.

    O tempo e dinheiro que fui gastando tentando controlar as moscas adultas as larvas foram comendo as raizes das minhas plantas. Perdi duas e as demais já quase não tinham raízes também, quem tem planta em vaso (raiz menor) não pode perder tempo com essa praga.

  18. Daniele Pereira Pereira Diz

    Eu sempre achei q tinha algo de errado e como sou nova no cultivo não tenho muita experiência aí veio vc e deu essa aula maravilhosa, nossa eu amo de mais seus vídeos muito obrigada por esclarecer minhas dúvidas. Parabéns ❤️

  19. pedro45364 Diz

    tem algum motivo especial de ter recomendado a drosera e a pinguicola no sentido delas serem mais eficientes que outras plantas carnivoras pra acabar com o fungus gnats??

  20. Karin Rodrigues Diz

    adorei as dicas. Só que minha composteira é com minhoca e está INFESTADA de larvas. Preciso eliminar as larvas e os mosquitos:/

  21. Angelica Zanute ilustration Diz

    Obrigada pela dica

  22. Ricardo Pedroso Diz

    Muito bom o vídeo parabéns pelo ensino ,realmente fungus gnats é um problemão na lavoura ,E muito difícil de controlar

  23. Andrea Nunes Diz

    Parabéns. Excelente vídeo. Vou aplicar as dicas

  24. Patricia B Borges Diz

    Bom dia querido, essas moscas safadas e sem vergonhas estão aos montes na minha Zamioculca é na árvore da felicidade. Na zami, cavoquei a terra e não vi larvas, coloquei óleo de neem por cima de tudo e enxarquei as cascas de pinus e não resolveu, a árvore da felicidade tmb não vi larvas por caiu todas as folhas e as pequenas não conseguem se desenvolver, tô desesperada, oq eu faço?

  25. Silvania Goncalves ferreira Diz

    Esses fungos atacam os botões das rosas do deserto também ????????

  26. jack n Diz

    Nossa adorei cada dica,vc é de mais ,suas dicas foram as melhores de todas q ja vi

  27. adina cardoso Diz

    Gostaria de saber se pode esterilizar a terra já preparada no fogo se prejudica os nutrientes da terra

  28. EL KAUÃ Diz

    Samuel como usa o álcool

  29. sandra pinheiro Diz

    Que vídeo ótimo!!! Gratidão por essa transmissão de conhecimento 🙏♥️

  30. Everton Teles Rodrigues Diz

    Vou tentar cultivar algumas pinguiculas aqui. As suas ginganteas pegam sol direto durante algumas horas?

    Um vídeo que certamente faria sucesso aqui no canal seria o da "fauna do bem", pq a gente sempre vê vídeos sobre pragas. Há de haver muita vida oportuna para as suculentas… Ou será que não? Abração!

  31. Carla Franceschini Diz

    Onde se compra esses produtos naturais, tipo BTI?

  32. hyunjin son Diz

    Muito obrigada pelas dicas!! Gosto muito de ver seu videos!!! Sabe me dizer onde posso encontrar essas plantas carnívoras em São Paulo? Pela internete so acho semente..

  33. Ana Paula Lopes Diz

    Bom dia! Explica melhor esses métodos mais simples pra gente… Esse da canela e calda de detergente por favor 😘

  34. Leticia Paes Diz

    Estou aqui para acabar com esse problema… só confio em vc.
    Abraço carinhoso

  35. Rafael Inácio Sousa Martins Diz

    Esses insetos exterminaram minhas orquídeas, agora tenho medo deles comerem meus antúrios 😢

  36. Cirlane Ap Diz

    Muito obrigada pela ajuda já estava ficando doida com tanto mosquitinhos nas minhas plantas

  37. Francine Loureiro Diz

    Tinha um monte na minha flor de maio no desespero taquei canela… 😅😅😅.., agora descobri que é realmente bom. 😊

  38. Jayanne Santos Diz

    Amei o vídeo estava precisando das dicas.

  39. cristiani lazarini signorini Diz

    Descobri que minhas plantas estão cheias dessas larvas. Tinha percebido que alguma coisa estava acontecendo, pois meus coqueirinhos estavam morrendo. Vi também que as bananeiras também estão com essas larvas.

  40. Rossana Benatti Diz

    Nossa não sabia disso. Estou com essa praga.Moro em apto. Qual Vc me indica Samuel?

  41. Laura Gertz Diz

    Finalmente descobri o que estava matando minhas plantinhas! Muito obrigada 😍😍😍

Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

%d blogueiros gostam disto: