}

Como cuidar da planta Podocarpus

50 201


Transcrição do vídeo

Olá, tudo bem? Eu sou a jardinista Flávia Kremer e nesse episódio vou falar sobre o Podocarpus, você conhece o Podocarpus, também conhecido como pinheiro budista?

É muito utilizado em diversos jardins no mundo inteiro, ele é perene você quer saber um pouco mais sobre essa planta maravilhosa? Me acompanha que esse vídeo eu fiz pra você.

Assine a nossa newsletter

Então, falando em pinheiro, conífera… Também dá pra ser conduzido como uma árvore, não é? Ou como cerca viva, a sua origem é da China e do Japão e a altura total dá em torno de quatro a seis metros, a luminosidade eu prefiro dizer que ele gosta de pleno sol, mas suporta à meia sombra.

Que é meia sombra? Um pouco de sol e um pouco de sombra, não vai colocar o seu Podocarpus em sombra total porque não vai ficar legal, ok?

O Podocarpus ou pinheiro budista como muitos gostam de chamar, tem uma folhagem assim composta e de um verde intenso, verde escuro, apenas as folhagens assim a brotação é um verde mais claro as flores são bem discretas de cor amarelada, dá na primavera mas é tão rápida que muitas vezes passa por despercebidos, os frutos são as bolinhas vermelhas arroxeadas são muito atrativas de pássaros, pássaros adoram esses frutinhos, no jardim pode ser utilizado então como cerca viva, planta isolada, em vasos e adora ser podada, então você pode formar uma cerca viva de uma altura x y z, a altura que você quiser, se comporta muito bem com topiarias, existem cidades que fazem trabalho de topiarias que viram uma obra de arte espetacular, então tem formas e formas muito lindas que feitas com o Podocarpus.

A irrigação é periódica, suporta um pouco, assim de um solo mais seco, mas não suporta solo encharcado.

Suporta geada também, geada e ar marítimo, pois resistente à salinidade e a maresia que a planta na praia, tem uma casa na praia? Quer plantar Podocarpus? Pode plantar que da certo.

Multiplica-se por estacas, da ponta de estacas, sempre da ponta mais lenhosa, é bem importante, aquela ponta muito molinha tipo essa aqui assim de lado não dá, tem que ser a de galhos mais lenhosos, certo? E o solo deve ser fértil, arenoso e enriquecido com matéria orgânica.

Agora vamos ao plantio: um vaso, a muda, aproveitar que essa muda aqui está com o saquinho rasgado, está louca pra ser replantada e pra isso então eu peguei a muda, um vaso furado, dá pra ver né?

Muito bem, agora vamos lá: o que a gente precisa? Uma manta bidim, que parece um feltro mas não é, coloca-se no fundo do vaso para tapar aqueles buracos, coloca-se agora a cinasita, que são argila expandida, essas bolinhas pode ser substituída por pedrisco, pedras, o que você acha melhor que tiver, agora a areia, muito importante, que é pra fazer uma boa drenagem, muito bem, agora a terra, vamos colocar uma boa camada de terra, aí a altura dele ó tá mais ou menos isto, agora esse saquinho dá pra rasgar, literalmente, se rasga para que a muda consiga sair por inteiro, mais inteiro possível, porque aí ó, ok, assim eu vou pegar esse resto de terra, ela tem aqui, desmoronou porque choveu muito aqui, tá muito molhada terra, o ideal é que a gente tome bastante cuidado para este torrão não se desmoronar, quanto mais inteirinho melhor, não danifica a planta e agora é só completar com terra enriquecida com matéria orgânica e se você preferir se à sua terra não tiver, se ela for muito compactada dá para misturar com a
areia de construção, é bem legal, mas essa minha terra é muito boa, de ótima qualidade, então ela vai ser suficiente para a gente cobrir aqui o resto da nossa muda, lembrando que sempre a gente deve pressionar bem, para que ela fique bem firme.

Agora está pronta, só basta irrigar, o fertilizante pode ser aquele o NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) 10/10/10, duas vezes ao ano é o suficiente.

Se você ficou com alguma dúvida, por favor, deixe aqui embaixo nos comentários.

Fonte: Canal do Youtube de Flávia Kremer

você pode gostar também
  1. Danyel Carvalho Diz

    Olá Flávia meu podocarpo está com a ponta das folhas seca…o que sera isso?

  2. vedinox Ved Diz

    Oi Flavia, tudo bem ? me chamo Douglas e gostaria de sua ajuda , plantei na minha chácara 240 pé de podocarpus de + ou – 1,50 de altura a 6 meses , e cada um coloquei 25 cm de espaço de um para o outro e gostaria de saber como faço para que cresçam pelo lados e se tenho que colocar algum tipo de adubo para que fiquem mais bonitos e cheios, hoje eles já passaram de 2 metros de altura , mas estão muito magrinhos.

  3. Flávia sou Maria Do Carmo. Eu tenho uma cerca viva de podocarpos. E apareceu um pulmão que beliscou todos os pés. Está muito feio. Se eu cortar tudo ele vai tornar a brotar?

  4. Renato Aguiar Diz

    Plantei 45 mudas há 10 dias e notei que algumas folhas estão ficando secas. O solo está adubado, regado e a meia sombra. Alguma dica?

  5. Marlise Colling Cassel Diz

    Olá. Muito bom o vídeo como sempre. Plantei uma cerca viva de podocarpus há 20 dias. Quando posso fazer a primeira poda? E depois qual a frequência que devo podar. Obrigada.

  6. Toninho Glayson Diz

    Quero saber se colocar 2 bodocarpos e 3 buxinhos fica legal ? Qual vc me recomenda pra faixa da da casa!

  7. Rafael Wanús Diz

    Ele não precisa se uma estaca como guia ?

  8. Magna Soares Diz

    Eu estou precisando podar os meus e não sabia q poderia fazer mudas…amei a dica. Ja estava ate programando comprar mudas e agora eu mesma vou fazer-las. Muito obrigada.

  9. luana magaldi Diz

    Que canal maravilhoso! Não conhecia!! Já ganhou uma inscrita. Quero fazer uma cerva viva de podocarpus mas é no meu terraço de alvenaria. Se eu plantar uma muda em cada vaso (vasos grandes) um ao lado do outro, dará certo? Não posso fazer canteiro aqui. Desde já obrigada e parabéns pelo canal!!

  10. Flávio Gaúcho Diz

    Olá, mas ouvi falar que ele cresce até 20 m de altura, isso procede? Vc falou que até 4m, não entendi.

  11. Maria Amelia Diz

    Como podar está plantinha?

  12. Alvaro Nahirñak Diz

    Hola! Cuál es la melhor época para podar? Gracias desde Argentina!

  13. tomas barreiros Diz

    Boa noite, plantei podocarpo como cerca viva (estão com 1,5m +-), porém eles não estão fechando nada. Se eu cortar eles em cima, vão começar a fechar? Quanto tempo +-?

  14. Simone Valentino Diz

    Conheci seu canal hj, comprei uma planta desta e não sabia como cuidar.amei

  15. Ade Silva Diz

    Boa noite !
    Posso arrancar 4 podocarpus de 2 metros e replantar ?
    Se sim qual a maneira correta de fazer o translado ?
    Grato.

  16. Vanda Meneses Vialle Diz

    Posso colocar no fundo do vaso o feltro?
    Não acho essa manta na minha cidade

  17. RODRIGO ROSA DE SOUZA Diz

    Boa tarde Flávia os meus podocarpus estão com alguns bichinhos nos brotos o que devo usar?

  18. Rodrigo Filippin Diz

    Olá…posso plantar podocarpos em um poço de luz…dentro de um canteiro de 2m de cumprimento, 40 largura e 40 de profundidade?? Poço todo aberto em cima…pega sol durante o dia…o que vc me orienta fazer?

  19. Marina Alvarez De Sá Diz

    Oi! Para fazer muda, eu posso cortar um galho lenhoso da minha e plantar dessa forma?

  20. Neusa Mateus Diz

    A muda de podocarpo se faz de galho certo? Mas tem que fazer algum corte na ponta? Pois plantei um galho e secou .

  21. Marcia Chinelato Diz

    Fiz uma floreira na minha calçada, especialmente para plantar podocarpo pq a intenção é ter uma parede com essa linda planta, sem usar a "unha de gato" q danifica a parede. Consultei 2 jardineiros antes de mandar construir a floreira e ambos me disseram que não precisava arrebentar a calçada. Apenas fazer a vedação na parede e os drenos. Contratei um jardineiro para o plantio e não recebi nenhuma orientação especial sobre a hidratação. Então passei a aguar regularmente. NO máximo com um intervalo de 2 dias, pois o local é bem servido de sol. Passado um mês as plantas começaram a secar. Falei com o jardineiro para dar uma olhada e ele disse q faltava água nelas, mas q ia aplicar um nutritivo (não lembro exatamente se foi essa a palavra) e que tinham salvação sim. achei estranho q fosse problema de falta de água, pq são 2 floreias (uma maior e uma menor). Na menor, tratada da mesma forma os 3 podocarpos estão indo muito bem. Só que com as festas de final de ano ele acabou deixando de vir ver e depois disse q não tinham mais salvação. Foram colocada novas e eu quero agora ter certeza do correto sobre a hidratação ou se há outra causa possível para elas não irem bem, estando em local de sol.

  22. Rose Veiga Diz

    Direto no jardim como plantar? Deve colocar areia na cova?

  23. Alcides Pereira Neto Diz

    Mais ou menos que tanto eles crescem por ano?crecimento lento ou rapido?

  24. Daniel Souza Diz

    Eu quero plantar no canteiro do muro e quero que ela fique afastada uma da outra qual a distancia de uma para outra que eu devo plantar . por farvor mim ajude

  25. Parangatiroquitimiroaro Neves Diz

    Para fazer cerca viva de 60 metros de comprimento qual a distância de uma planta pra outra, o espaçamento?

  26. Correa correa Diz

    Npk 10 10 10 duas x ano
    Obrigado linda

  27. Aniz Contabilidade Diz

    Estou querendo fazer uma cerca viva, e estou indecisa. Mas já descartei a Mirta por ser propagadora de um vírus que matam as árvores cítricas. Em algumas regiões de plantios cítricos, por lei já é proibido a plantação da Mirta. O Podocarpus seria uma boa opção, já que quero cultivar um pé de limão no quintal

  28. Sandra A Diz

    Fiz meu jardim a uns 40 dias e alguns podocarpos estao secos (os maiores q tinha) e outros ja estao secando. Eles estao plantados em pleno sol e rego todos os dias com bastante agua ( a pessoa q fez meu jardim disse q eu tinha q molhar muuuuito) estou triste em ver minhas plantinhas secando. O que posso fazer!? 😟

  29. Guilherme Diz

    Plantei duas podocarpo na beirado muro ela pega sol pela manhã e sombr a atarde tem problema ?

  30. Adriano Sousa Diz

    Boa noite,
    Posso plana ele em um jardim de alvenaria horizontal desses na frente da casa? Qual distância de um para o outro? Meu jardim medi 2.20cm comprimento por 0,40 de altura.

  31. Priscila colet Diz

    Olá! Posso enfeitar em cima com casca de árvore ou pedras brancas?

  32. Gisella Vieira Braga Diz

    As minhas estão amareladas morrendo

  33. Francisco Silva Diz

    Meus Podocarpos estão cheio de "coisinhas" pretas e as folhas com umas cascas esbranquiçadas. É algum fungo? Como tratar?

  34. Camila Leon Diz

    Plantei 8 podocarpos, de aproximadamente 2m cada, na lateral do muro. Algumas estão ficando com as folhas secas e outras estão verdinhas e lindas. O que ouve se receberam o mesmo tratamento (mesma adubação, irrigação e luz)? Como verifico se elas vão sobreviver?

  35. Natanael Rocha Diz

    Tenho uma dúvida, ele cresce muito para os lados? Vou plantar bem rente a cerca do vizinho e outra dúvida qual o tempo de crescimento?

  36. Se tivesse como colocar foto kkkkkkkkkk o meu virou uma arvore gigante,fora do normal

  37. ADRIAN DYLAN Diz

    Qual é o tipo de raiz , pode planta em canteiro de muro ? Não tem perigo de levanta o piso e volta dele.

  38. luma stry Diz

    Olá, cheguei até o seu vídeo, pois o meu podocarpo, plantado em um vaso, está com as hastes caídas, não estão eretas, (como se estivessem olhando pro chão) diferente de como vi aí no seu vídeo. Vc saberia dizer o motivo?? Muita água, pouca água, falta de sol???? Grata.

  39. Silvia Miranda de Ornelas Diz

    Eu queria saber como podar o podocarpo

  40. VIEIRA Diz

    Se eu podar lateralmente a podocarpo ela fechará mais , pois plantei 20 cm lateralmente e quero ver ela fechar o muro inteiro.

  41. Luciano Spadari Richesi Diz

    Oi Flávia!
    Como faço para podar Podocarpos que já têm quase 2 metros de altura?

  42. SIL MEN Diz

    Parabéns pelo vídeo. Tenho uma chácara aqui no RJ que tinha muito bambu mirim. Fui roçando e arrancando as raízes e estou plantando muitas frutíferas para atrair pássaros. A chácara está cercada com mourões e arame farpado. E para formar uma cerca viva, plantei primavera em alguns trechos e em outros, plantei ora pro nobis que por causa dos espinhos, espantam invasores. O problema é que o bambu mirim dos vizinhos e alguns brotos que ainda sobraram na minha chácara, vivem competindo, principalmente com as mudas de primavera e elas não se desenvolvem. Hoje comprei um quilo de sementes de podocarpo e pretendo experimentar como cerca viva. Pode me dar algumas dicas de como ter sucesso nessa cerca viva? Planto as sementes direto no chão ou em sementeiras, antes? Desde já, muito obrigado.

  43. Gabriela Biagini Diz

    Faz um vídeo de como tirar a muda do podocarpo

  44. Ulysses Prado Diz

    Quais plantas coloridas combinam com o mesmo solo do Podocarpus?

  45. Sarah sophia Diz

    Oi essa.planta pega tbm de galhos

  46. Diego Felisbino Diego Diz

    aceita alporquia ?

  47. Francielen Melo Diz

    Não pega sol o água e com frequência

  48. Francielen Melo Diz

    Meu podocarpo plantei num vaso ele está muchando oq fasso

  49. Angélica Cunha Diz

    Amo os seus vídeos, muito bacana aprender com você !

  50. Luciana da Silva Carvalho Diz

    Olá estou fazendo uma cerca viva porém tenho poucas mudas, gostaria de saber como posso estar produzindo mais mudas a partir dessas q já tenho. Bjinho

Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

%d blogueiros gostam disto: