}

Como Céu Azul tem tratado os diagnosticados com a Covid-19

0 95

O uso de alguns medicamentos tem alimentado uma série de polêmicas. Quando se fala em qual o melhor tratamento (protocolo) para a Covid-19, até mesmo a comunidade científica tem suas divergências.

Assine a nossa newsletter

Em Céu Azul, que possui 99 casos registrados – até 13/07 -, como estes pacientes estão sendo tratados? Quais recursos terapêuticos estão sendo dispensados pelo SUS no município?

CLOROQUINA

“Para ter uma ideia do uso da cloroquina em Céu Azul, até o momento, somente um paciente foi medicado com a droga”, informa a secretária de Saúde, Silvia Franceschini. “A cloroquina só é prescrita pelo médico na segunda fase da doença, caso o paciente apresente algum sintoma de complicação”, explica Silvia.

IVERMECTINA

Os médicos que atendem pelo SUS no município, no Plantão Covid-19, no Posto Central e Hospital Bom Samaritano, não estão prescrevendo a ivermectina na prevenção do coronavírus. Em alguns casos, houve prescrição do medicamento quando o paciente já apresentava sintomas da doença.

TAMIFLU E AZITROMICINA

Em Céu Azul, de acordo com a secretária Silvia, os médicos estão prescrevendo com maior frequência o Tamiflu e, quando necessário, a Azitromicina. Ela lembra, ainda, que todos estes medicamentos são disponibilizados pela Farmácia Municipal do SUS.

98% DOS TRATAMENTOS EM DOMICÍLIO – 86 CURADOS

Dos 99 pacientes acometidos pela doença, 97 receberam o tratamento em suas casas. Destes, 86 já estão curados e receberam alta. O atendimento é individual, com o paciente recebendo o tratamento de acordo com os sintomas apresentados.

Os medicamentos, na maioria dos casos, são entregues na casa do paciente antes, as vezes, mesmo do diagnóstico – resultados dos testes – e todos os pacientes que ainda estão em recuperação estão apresentam boas respostas aos tratamentos.

HOSPITAL

Duas pessoas necessitaram de internamento no Hospital Bom Samaritano e, até o momento, os médicos optaram por não prescrever a cloroquina. Os pacientes tratados e recuperados no local receberam tratamento com antibióticos como a Ceftriaxona, corticoides e até anticoagulantes, quando houve necessidade.

OUTROS MEDICAMENTOS

Os demais medicamentos que os médicos têm prescrito são sintomáticos. “Se estiver com febre, pode ser o paracetamol ou a dipirona. No caso de tosse, a prescrição pode ser de um xarope, dependendo do tipo de tosse (produtiva ou seca), conforme a melhor indicação”, lembra a secretária.

AUTOMEDICAÇÃO

“Apelamos à população que não se automedique. Se sentir sintomas da Covid-19, entre em contato com o Plantão Covid. Lá, o paciente recebe as orientações com o tratamento indicado para o caso, já que cada organismo reage de forma diferente aos medicamentos. Desta forma, o tratamento deve ser prescrito individualmente pelo médico”, conclui Silvia.

PLANTÃO COVID-19 – WhatsApp

99139-3656 (dia e final de semana)
99983-8988 (noite)

Fonte: Assessoria

você pode gostar também

Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

%d blogueiros gostam disto: