Carros da Volvo terão velocidade máxima limitada a 180 km/h

0 4

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Medida será adotada a partir do ano que vem em todos os produtos da marca, com objetivo de eliminar acidentes fatais

A Volvo tem uma meta: fazer com que não haja mais vítimas fatais em acidentes envolvendo veículos produzidos por ela até 2020. Trata-se de um plano elaborado há alguns anos, cujo nome é Vision 2020. Para alcançá-lo, a marca sueca vem adotando, essencialmente, tecnologias de direção autônoma. Mas só equipamentos e tecnologia não parecem ser suficientes para alcançar tal objetivo. Desse modo, a empresa anunciou outra medida a partir do ano que vem: limitar a velocidade de toda a sua linha de automóveis a 180 km/h.

Por meio de um comunicado, o presidente-executivo da Volvo, Hakan Samuelsson, explicou que “vale a pena colocar a limitação de velocidade em prática mesmo que só uma vida seja salva”. O texto informa ainda que, de acordo com pesquisas feitas pela própria empresa, o excesso de velocidade faz com que determinadas tecnologias voltadas à segurança percam eficiência.

Na prática, o mercado mais afetado pela iniciativa da Volvo deverá ser o da Alemanha. Isso porque o país é o único que se tem notícia onde existem rodovias sem limite de velocidade: as famosas Autobahnen. Mesmo na Europa ocidental, geralmente são adotados limites bem mais baixos, de no máximo 130 km/h.

A Volvo já trabalha em outras ações para viabilizar o plano Vision 2020. Entre elas, está o desenvolvimento de tecnologias de monitoramento do motorista, capazes de detectar, por exemplo, fadiga ou efeito de álcool. A empresa também busca modos de limitar ainda mais a velocidade em locais onde haja detecção de pedestres ou ciclistas.

Foto Volvo | Divulgação

Leia a matéria completa no Auto Papo clicando aqui!

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More