Hortas

Brasil terá recorde na produção de grãos em 2024/25: saiba mais!

A safra de grãos 2024/25 no Brasil promete ser histórica, com uma estimativa de 322,3 milhões de toneladas a serem colhidas, um crescimento de 8,2% em relação à produção anterior. Esse aumento representa 24,5 milhões de toneladas a mais. Se confirmada, será a maior produção já registrada na série histórica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com previsões otimistas impulsionadas pelas condições climáticas favoráveis e pelo aumento da área semeada.

De acordo com os dados divulgados pela Conab, a área total semeada no Brasil deve alcançar 81,4 milhões de hectares, com um crescimento de 1,8% em comparação com o ciclo anterior (2023/24). Esse aumento na área de plantio reflete o forte desempenho do setor agrícola brasileiro.

Soja segue como o principal produto cultivado, com uma estimativa de 166,33 milhões de toneladas, superando em 18,61 milhões de toneladas a produção da safra passada. Após uma quebra de safra no ano anterior, a soja deve registrar um aumento significativo na produtividade, com 3.509 quilos por hectare, um ganho de 308 kg/ha em relação à safra anterior, que havia registrado 3.201 kg/ha.

Já o milho, com a segunda maior produção, deve alcançar 119,6 milhões de toneladas. A primeira safra do cereal apresenta uma redução de área de 6,4%, mas uma produtividade média superior de 6.062 quilos por hectare. A combinação de precipitações frequentes e períodos de sol foi favorável para o desenvolvimento da cultura.

O arroz também está em alta, com um aumento da área plantada em 8,5%, estimada em 1,75 milhão de hectares. A expectativa é de um incremento de 13,2% na produção, que deve chegar a 11,99 milhões de toneladas, refletindo a recuperação da produtividade nas lavouras.

Além disso, o feijão deve registrar um crescimento de 4,9%, com uma produção estimada em 3,4 milhões de toneladas, sendo a segunda maior safra dos últimos 15 anos. A primeira safra do feijão, que já está em andamento, tem projeção de crescimento de 15,5%.

O algodão também promete bons resultados, com um aumento de 3,2% na área semeada, alcançando 2 milhões de hectares. A produção estimada de pluma é de 3,7 milhões de toneladas, um dos maiores volumes já registrados.

Por fim, a safra de trigo sofreu uma queda de 2,6%, com a produção estimada em 7,89 milhões de toneladas. Isso se deve à redução de área plantada e às condições climáticas desfavoráveis nos estados do Sul.

Expectativas de Mercado e Exportações

A recuperação na produção de soja e milho para a safra 2024/25 deve impulsionar as exportações brasileiras, com uma previsão de 105,47 milhões de toneladas de soja sendo embarcadas, um aumento de 6,8 milhões de toneladas em relação à safra anterior. Para o milho, as exportações estão projetadas em 34 milhões de toneladas.

No caso do arroz, o Brasil deverá aumentar suas exportações para 2 milhões de toneladas, aproveitando o crescimento da produção e o arrefecimento dos preços internacionais.

As informações completas sobre o 4º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25 e as condições de mercado desses produtos podem ser acessadas diretamente no Portal da Conab.

Com informações da Assessoria – Foto: Dall-E

blog6017_wp2

Recent Posts

Celebrações do Dia 13 de Maio: Honrando História, Profissões e União

Hoje, 13 de maio, é um dia repleto de significados que nos convidam a refletir,…

20 minutos ago

Adolescente é Detida com Drogas em Veículo de Carona para Viagem em Santa Terezinha de Itaipu

Na manhã desta segunda-feira (12/05), servidores da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho encontraram…

23 minutos ago

Festa da Ponta de Peito Desossada e Recheada em Marechal Cândido Rondon

  A tradicional Festa da Ponta de Peito Desossada e Recheada promete atrair um grande…

34 minutos ago

II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa No dia 22 de maio, nas dependências…

36 minutos ago

Medianeira se une à campanha “18 de maio – Faça Bonito”

Medianeira se une à campanha “18 de maio – Faça Bonito” Neste mês de maio,…

40 minutos ago

Semana do Lago inicia com ações ambientais em Santa Helena

Semana do Lago inicia com ações ambientais em Santa Helena A Semana do Lago teve…

41 minutos ago