}

Monstera borsigiana ‘Variegata’: a mais rara Costela de Adão

44 61

Transcrição do vídeo

Se você nunca desejou essa planta, eu sinceramente não sei de que planeta você é. Gente essa maravilha é a Monstera borsigiana ‘variegata’ a Monstera variegata, gente olha que coisa mais linda, o que significa variegata? Não é que tem uma gata na sua planta, mais literalmente existem regiões mutantes dessa planta sem clorofila, literalmente aqui houve uma mutação nessas células e elas não produziram clorofila, olha que lindeza as folhas variegata, gente, não parece que foram manchadas de tinta? Mas não, é um processo de mutação que acontece de forma natural, dá uma olhada nessas outras folhas aqui também, que coisa mais linda gente, os desenhos são cada um de um jeito, às vezes as folhas ficam metade totalmente branca e metade totalmente verde, não é espetacular? Olha esse desenho, imagine-se decorando a sua casa ou seu apartamento no ambiente de claridade mas muita luminosidade indireta, essa planta é muito confundida como uma Monstera Deliciosa, aquela costela de Adão tradicional, mas dá uma olhada no tamanho dessas folhas adultas, sim isso já é uma folha adulta, elas são bem menores do que aquelas com quase 1 metro de diâmetro da Monstera Deliciosa, caso você queira ver um vídeo que eu já fiz no canal, aliás é o terceiro vídeo do canal, gente, bem antigo mesmo, dá uma olhada nesse link que vocês vão ver Monstera Deliciosa, verdadeiramente a Costela de Adão.

Assine a nossa newsletter

Para que você tem uma planta com essa saúde, essa lindeza gente, não tem jeito ela precisa de muita claridade, tem um vídeo no canal também que eu tô deixando nesse card agora, que eu explico para vocês que toda a planta que tem variegação, precisa de muita luz para se desenvolver então essa planta não dá conta de ambientes muito escuros, porque imagina o que acontece: a região sem clorofila precisa ser compensado pelas regiões com clorofila, daí ela conseguirá sobreviver, então dê máximo de luz para sua planta variegata, de qualquer espécie que seja, agora dá uma olhadinha nessa geniosidade, gente, dá para acreditar que essa planta é exatamente a mesma espécie que essa outra planta? Só que essa ficou com uma mutação tão absurda, tão gigantesca, que a planta inteira ficou variegata, então a gente passa chamava de versão albo, porque albo é branco em latim, olha que genial, suas folhas são extremamente branquinhas, quando um pouco mais velhas acabam ficando um pouco mais verdes, essa é muito mais rara inclusive do que a monstera variegata, nessa versão com manchas brancas nas suas folhas, mas as duas são cultivadas do mesmo jeito, muita luz, se possível o solzinho da manhã para elas vai ser fantástico, mantenha muita umidade disponível no ambiente onde essas plantas ficam, caso ela fique dentro do seu apartamento próximo a uma janela por exemplo, é necessário borrifar as suas folhas todas as manhãs, gente escutaram isso? Todas as manhãs ,é essencial dar muita umidade para que as folhas jovens, principalmente, se expandam, aumentem de tamanho, já tem um outro vídeo no canal que eu falo da Monstera adansoni, sigam as dicas de lá, eu explico direitinho como é um substrato que deve ser fértil e fibroso, explico que quando essa planta crescer bastante, ela precisa além disso aqui, de um tutor, algo para sustentar o peso da planta, caso ela comece a se tombar, quanto mais ela sobe, maiores ficam as suas folhas também, caso ela desça, suas folhas vão diminuir e parar de ter essas linhas, esses rasgos tradicionais das Monsteras ou então os buracos tradicionais, chamados de fenestras, literalmente, as janelas que existem nessas folhas mais adultas, é simplesmente espetacular não é? Gente, só mais um detalhe, nunca se esqueçam de manter essas plantas adubadas, uma vez ao mês, adubação líquida, NPK 10 10 10, já gera desenvolvimento fantástico para elas, o substrato mantido também, levemente úmido, tá bom?

Como que a gente faz mudas? Naquele vídeo que eu já indiquei para vocês sobre a Monstera Deliciosa, eu ensino direitinho a fazer mudas, basta seguir as orientações de lá, mantendo por exemplo, essa mudinha na água, agora um detalhe curioso acontece com essa planta às vezes, como a variegação é uma mutação, ela vai e vem, então sabe o que pode acontecer? Algumas folhas podem nascer sem variegação, caso isso aconteça várias vezes, olha o que você tem que analisar: o caule dessa planta, ele precisa ter essas partes brancas, indicando que a mutação continua, mas dá uma olhada, as duas últimas folhas aqui nasceram verdes, significa que tá na hora de podar, mas como nós estamos no inverno eu vou esperar a primavera e vou fazer um vídeo para vocês, explicando como podar corretamente a Monstera variegata, garantindo a manutenção dessa maravilha chamada variegação.

E aí gostaram desse vídeo? Eu tenho certeza que sim.

Fonte: Canal do Youtube de UM BOTÂNICO NO APARTAMENTO

você pode gostar também
  1. UM BOTÂNICO NO APARTAMENTO Diz

    QUER COMPRAR UMA? VEJA O VÍDEO ATÉ O FINAL! GOSTOU? QUER MAIS VÍDEOS COMO ESSES? CONTA PRA MIM? GRANDE ABRAÇO!

  2. Ramilde Costa Diz

    Como conseguir uma muba

  3. Cristina Koelbl Diz

    Eu quero.como faz pra comprar.

  4. LUCIANA RIBEIRO Diz

    Eu procuro aqui em SP há anos. Nunca encontrei. Já tentei até importar só que existem restrições. Eu sou simplesmente fascinada por esta variegata. Eu queria muiiiiiiiito comprar uma muda.

  5. Elza Bertoldo Diz

    Boa tarde Samuel, lindíssima esta planta . como faço pra encontrar uma costela de Adão variegata? É o meu sonho ter uma.

  6. Cibele Silva Diz

    Obrigada pelas dicas. Vc sempre me salvando, Samuel!!

  7. Marcelo Soares Diz

    Boa noite Samuel, lindas demais, vc tem outro contato de vendedor que tenha mudas delas, o charles não tem!!

  8. Roselane Nogueira Diz

    Boa noite ,quero comprar uma,como faço

  9. Rafaely Alves Diz

    Fantástica!!!!

  10. Maria Divina Moreira Xavier Diz

    Desculpa Samuel, fiquei tão impolgada que nem esperei terminar o vídeo é já te perguntei onde adquirir, desculpa e obrigada

  11. Maria Divina Moreira Xavier Diz

    Boa noite Samuel, onde posso encontrar pra comprar

  12. Suely Holanda Diz

    Si professor eu quero ganhar um mimo de suculenta por favo

  13. Ruth Barros Diz

    Eu tenho ; a variegata essa primeira que você mostrou; particularmente à prefiro, as folhas são belíssimas, não me canso de admira-la, como Deus é perfeito, uma folha nunca é igual à outra !!

  14. Rafaela Mello Diz

    queria acho lindas😍❤

  15. Guilhermy T. Diz

    caraca, aqui em casa tem essa planta à muito tempo graças ao seu video descobri o nome dela.

  16. Isaura Maria De Melo De Melo Diz

    Amo seus vídeos. 👏👏👏🌷🌼🌻🌺

  17. rose mary pertile Diz

    Um espetáculo, estou sem palavras!!!😍🥰❤

  18. Vanderlene Pulsz Diz

    Sou apaixonada pelas monsteras ha muito tempo!! PARABÉNS!! Voce poderia dar dicas de vasos e como manter a monstera nos mesmos? Com o tempo elas ficam enormes e as pontas secam, vi que elas nao ficam muito tempo em vasos,precisam ser transplantadas para terra. OBRIGADA. ABRAÇOS. SUCESSO. 😍❤😍

  19. Alessandra Alves Diz

    Maravilhosaaaaaaaa

  20. Silvana Souza Diz

    Coisa mais linda

  21. Cecília 123 Diz

    Olá meu cacto tá morrendo, ele parece um cacto estrela, oq q eu faço por favor me ajude, ele está ficando marrom dos lados. Me ajude por favor

  22. Larissa Nepomuceno Diz

    Obrigada pelo vídeo! A minha não está se desenvolvendo bem, pelo que você falou imagino que seja falta de adubo e tambem suporte, a minha está bem caída

  23. Richard Santiago Costa Diz

    É de fato uma bela planta. Mas como tudo o que vira moda, tornou-se um artigo de luxo. Aqui na Europa uma muda pode chegar facilmente a 100 euros. Virou um grande comércio que, do meu ponto de vista, diminui um pouco do interesse.

  24. Vera Lucia da Silva dos Reis Diz

    Adorei…
    Muito linda, acho maravilhosaaaa as plantas variegatas.

  25. Wagner Ramos Coelho Diz

    Gostei da planta e da sua camisa.

  26. Jeh Albuquerque Diz

    A que eu tenho me apresentaram como costela d adao ontem me disseram que é a mini sei la … so sei que ela é linda.. os entornos da folha é mais arredondada nao tao pontuda qto estas que vc possui..

  27. Carlos Eduardo Diz

    Adorei!

  28. Roo roo Diz

    Hola 🙋! En el vídeo comentas que la empresa que mencionas en la caja de descripción vende la Monstera deliciosa variegada, en la web no aparece que vendan ningún producto…igual no estoy viendo donde debo😅, puedes ayudarme?

  29. nosignallock Diz

    M. deliciosa forma menor variegada branca

  30. Cristina Garcìa Diz

    💚💚💚🌿🌼

  31. Creuza Oliveira Diz

    Adorei

  32. Creuza Oliveira Diz

    Vc é um gênio

  33. Creuza Oliveira Diz

    Já tentei comprar mais vc sabe

  34. Creuza Oliveira Diz

    Lindaaaaa

  35. Creuza Oliveira Diz

    Samuel mim presenteie com uma 🙏🙏🙏🙏🙏

  36. Alana Fireman Diz

    Show essa planta mutante das Samuel por folhas secas confundo do vaso usando tipo manta, faz mal p suculentas ? Tenho feito isso nas mudas que faço. É também as vezes uso dentro do substrato.

  37. Rafael Carvalho Diz

    Samuel, logo hj que eu tava louco pra presentar com plantas. Chego na floricultura pra comprar essa maravilhosa costela e não tem… #Xatiado

  38. Iara Negreiros da Silva Diz

    Lindíssimas!

  39. Angela Pires Diz

    Achei que só eu era louca por costela de Adão (mostera deliciosa). Desde criança eu sou encantada, agora essa é meu próximo desejo.

  40. MariadoCarmoOliveira OLiveira Diz

    Lindas!!

  41. Carla Franceschini Diz

    Adoro essa versão!

  42. Franck jr Delmond Diz

    Samuel como vc da conta de ser tão amável kkkk que simpatia que educação, amo seus vídeos. Deus abençoe vc👏👏👏👏💖💖💖bjs Lúcia de primavera do leste mt 😍😍😍

  43. Michel Araujo Diz

    gente, to muito apaixonado pelos seus vídeos e dá pra notar os seu cuidado aos detalhes… igual a estampa da sua camisa! hahaha

  44. Sarita Salgueiro Diz

    Samuel cada dia aprendo mais com vc…te adoro vc é demais…bjss

Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

%d blogueiros gostam disto: