Super Chefe Merendeiros Foz premia os melhores da rede municipal
Super Chefe Merendeiros Foz premia os melhores da rede municipal
A grande final do 1º Super Chefe Merendeiros Foz foi um sucesso na cozinha do Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo (IHGT). O evento celebrou o talento das merendeiras e merendeiros da rede municipal de ensino, reunindo autoridades e torcidas animadas que prestigiaram os finalistas.
Valorização dos profissionais da alimentação escolar
Promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, a competição teve como objetivo homenagear e valorizar os profissionais que preparam diariamente as refeições servidas aos alunos da rede municipal. A secretária de Educação, Silvana Garcia, destacou que o evento “superou as expectativas e deve ganhar nova edição em 2026”.
O vice-prefeito Ricardo Nascimento e o coordenador regional da Casa Civil, Márcio Moreira, também prestigiaram o evento, reforçando o reconhecimento da importância desses profissionais na rotina escolar.
Etapas e categorias do Super Chefe Merendeiros Foz
A primeira etapa, realizada em outubro, contou com 40 inscritos de 20 instituições, apresentando 20 receitas selecionadas. Na grande final, 12 receitas foram escolhidas para disputar em três categorias: prato completo, lanche salgado e doce.
Os vencedores receberam prêmios em dinheiro e certificados de reconhecimento. As melhores receitas serão publicadas em um livro especial com as delícias da merenda escolar de Foz do Iguaçu.
Categoria Prato Completo
- 1º lugar: Nhoque à moda Brojatinho – Fabiana Brojato de Lima Magalhães (CMEI Ouro Verde)
- 2º lugar: Escondidinho de batata-doce, ragu de carne e vinagrete de maçã – Amisael da Silva Pereira, Ezilda Alves Corrêa e Michelle Cavalheiro Gonçalves Moraes (EM Doutor Dirceu Lopes)
- 3º lugar: Panqueca da Barbie e Panqueca do Hulk – Silvia Lima Franco (EM Vila Shalon)
Categoria Lanche Salgado
- 1º lugar: Delícia de Biju – Franciele Rodrigues Primo da Silva, Horacina Dias de Souza, Ivanete Faria de Oliveira, Iolanda de Lara Joviatti e Solange Aparecida da Cruz (EM Cecília Meireles)
- 2º lugar: Torta fria delícia divertida – Lucidauva de Souza Rodrigues Alves, Marinete Fernandes da Silva Pereira e Rosângela de Fátima Caetano dos Santos (EM Padre Luigi Salvucci)
- 3º lugar: Cachorro-quente com salsicha de frango artesanal assada – Edirleia Cândida Hentz Perini, Neuzi Aparecida dos Santos e Taciara Santana Rodrigues (CMEI Albride Maria Rossato)
Categoria Doce
- 1º lugar: Bolo Aconchego – Isabel Hansen, Lucinéia Demétrio e Oriana de Brito Guimarães (CMEI Guilherme Augusto Terres dos Santos)
- 2º lugar: Bolo Mágico de Abacaxi – Felipe Dias Ferreira, Kátia Karina Rolon e Mirian Rodrigues da Silva (CMEI Victorio Basso)
Depoimentos e reconhecimento
A campeã da categoria Lanche Salgado, Franciele Rodrigues Primo da Silva, da Escola Cecília Meireles, comemorou a conquista: “Adorei participar, foi uma experiência incrível. Sentimos nosso trabalho valorizado e reconhecido pela comunidade”.
Os pratos finalistas foram avaliados por cinco jurados convidados, todos profissionais da área gastronômica.
Segundo a secretária Silvana Garcia, o concurso destacou a dedicação dos profissionais da merenda, que preparam diariamente cerca de 50 mil refeições nas escolas municipais. “Eles são essenciais, e a forma como transmitem carinho em cada refeição é impressionante”, ressaltou.
Confira mais notícias sobre educação e eventos de Foz do Iguaçu em Educação no Blog do Lago. Para saber mais sobre o Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo, acesse o site oficial da Unioeste.
Com informações da Assessoria | Foto: Divulgação








