Exposição vai mostrar a arte produzida nos municípios da BP3

0 32

O trabalho dos artistas contemporâneos dos municípios da Bacia do Paraná 3 poderá ser conhecido a partir desta sexta-feira (14), na exposição “Panorama das Artes Visuais da BP3”, com inauguração no Museu de Arte de Cascavel, às 19h30. A mostra conta com obras de 60 artistas, entre eles os colegas da Itaipu Anderson Guapo (CSII.GB) e Luiz Nakasoni (AS.CD).

Após o dia 27 de março, a Exposição será levada de forma itinerante a outros municípios da região. A ideia é que todos os municípios conheçam a produção artística local em sua diversidade, incluindo exemplos de desenho, pintura, escultura, gravura, cerâmica, fotografia, colagem, vídeo, arte digital, entre outros.

A pesquisa dos artistas foi realizada por Antônio Carlos Machado, responsável pelo Museu de Arte de Cascavel, e Lysiane Baldo, com o apoio da Secretaria de Cultura e Esporte de Cascavel, Conselho dos Municípios Lindeiros, Ecomuseu de Itaipu e gestores  de cultura dos municípios da região.

“Além de divulgar os artistas locais, queremos estimular novos talentos e reafirmar aqueles já consolidados, solidificando, dessa forma, a identidade cultural da região”, explicou a museóloga do Ecomuseu, Tamiris Amancio.

O mapeamento dos artistas foi realizado por meio de um questionário online. As respostas especificaram quem são os artistas contemporâneos e como se manifestam por meio de seus trabalhos.

Foram mapeados 148 artistas visuais atuantes em toda região, representando 15 cidades: Altônia, Cascavel, Céu Azul, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Mal. Candido Rondon, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Mundo Novo, Nova Santa Rosa, Ramilândia, São Pedro do Iguaçu, e Toledo.

Olho da Terra

Esta não é a primeira vez que uma iniciativa do tipo é realizada na região. Em 1996, as artistas plásticas Lucia Misael e Maria Cheung propuseram ao Ecomuseu a realização de uma pesquisa dos artistas da região e de suas obras, visando diagnosticar suas referências culturais. Este projeto foi denominado Olho da Terra, e foram pesquisados artistas dos 16 municípios lindeiros ao Lago de Itaipu.

O trabalho culminou na montagem de uma mostra no Ecomuseu e no Centro de Visitantes da Itaipu e na produção de um catálogo de obras desses artistas. Além disto, levou à criação do espaço das artes no museu, local que passou a receber exposições temporárias com foco nos artistas da região – uma espécie de vitrine do que está sendo produzido no território.

“É importante alimentar continuamente estas informações, a fim de ampliar e atualizar este levantamento, reafirmando a atuação do Ecomuseu como um organismo suscetível e predisposto a participar do desenvolvimento e da organização cultural do território”, afirmou Tamiris.

Assessoria Itaipu

O espaço está aberto para você deixar sua opinião.


Notice: Constant WP_USE_THEMES already defined in /home/blogdolagocom/public_html/index.php on line 14