Como atrair mais clientes para um restaurante?

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O mundo dos negócios está cada vez mais seletivo. A competição pelo cliente é acirrada, e por outro lado, a tecnologia ampliou o leque opções para a escolha do consumidor.

E o cliente hoje é bem informado e exigente nas suas demandas por produtos e serviços. Para escolher um restaurante, ele faz diversas avaliações, observa aplicativos, recomendações e outros elementos que podem influenciar a sua decisão.

Pensar em estratégias para gerir sua empresa, atender e satisfazer o consumidor no que ele procura é a peça-chave para atrair novos clientes para um restaurante, lanchonete ou outros estabelecimentos do universo dos setores de comida e bebida.

Se você é um empresário e quer aprender como atrair mais clientes para um restaurante, veja abaixo algumas dicas de como isso é possível

Por onde começar?

Convidar o cliente para seu restaurante é o primeiro passo. Um ambiente confortável e atrativo, aliado a produtos de qualidade e a um serviço que atenda a expectativa do consumidor é primordial. A satisfação do cliente com seu atendimento é uma das maneira de fazer com que retorne. Mas isso não é o bastante.

Estude seu público alvo. Qual é o perfil do cliente que deseja atrair? Quais suas preferências? Quanto ele está disposto a gastar pelo serviço?

Planeje e coloque em prática estratégias nos produtos e serviços oferecidos:

  • Ofereça descontos em cardápios em determinados dias da semana;
  • Elabore cardápios especiais e com descontos para data comemorativas dos clientes. Por exemplo datas de aniversários, dia dos namorados, dia das mães, etc;
  • Promova descontos para determinados tipos de pratos ou bebidas em período definido;
  • Crie pratos exclusivo, ofereça cardápios diferenciados e originais;
  • Pense nas crianças e pets e tenha algo exclusivo para eles;
  • Dê dicas de harmonização de pratos, bebidas e sobremesas;
  • Periodicamente, traga novos itens para seu cardápio;
  • Tenha dados de hábitos de consumo de seus clientes. Isso possibilita criar melhores ofertas e dar descontos;
  • Por fim, presente promoções em dias e horários específicos que atendam a determinado público.

Estratégias para o ambiente e o atendimento ao consumidor

Não basta investir na estrutura física do restaurante, você precisa construir um ambiente aconchegante e também oferecer um atendimento de qualidade. Por exemplo:

  • Tenha uma ambiente confortável para seu cliente. Além da decoração acolhedora, apresente atrativos como wi-fi e estacionamento;
  • Crie um programa de pontos. Quanto maior o consumo maior o acumulo de pontos que poderão ser trocados por vantagens como descontos, sobremesas, bebidas, etc;
  • Tenha uma boa equipe. Treine seus funcionários para o atendimento ao cliente, invista em cursos, capacitações e faça sempre pesquisa de satisfação;
  • Valorize seus funcionários. São a principal propaganda para seu negócio;
  • Invista em um atendimento personalizado. Faça com que seu cliente se sinta único;
  • Participe de festivais de culinária. Incluir seu restaurante em festivais como Comida de Buteco é uma maneira de atrair novos clientes;
  • Coloque seu restaurante online. Mantenha websites e redes sociais sempre atualizados com seus cardápios e promoções. Apareça nos aplicativos como Rappi e outros que existam em sua região
  • Tenha uma espaço preparado para as crianças com brinquedos e monitores. Isso pode ser fator decisivo para que uma pessoa possa voltar ao seu restaurante.

Mantenha seu cliente satisfeito: escute e atenda suas sugestões

Todo cliente gosta de ser ouvido e atendido em suas sugestões ou críticas. Com frequência, passe pelas mesas e converse com seus consumidores.

Além disso, a pesquisa de satisfação é um ótimo instrumento para se aproximar do cliente. Esteja também sempre atento aos comentários e as reações do consumidor, isso é importante para a correção do que não agrade ou possa afastá-lo de seu restaurante.

Estar próximo de seu cliente e procurar conhecê-lo facilita a antecipação de suas necessidades e demandas. E assim, se torna viável oferecer um serviço de qualidade que supere as expectativas.

A aproximação com o cliente pode ser vista como uma peculiaridade do restaurante.

Em mercados altamente competitivo, esse atendimento mais próximo pode ser o diferencial que fidelizará os clientes de seu restaurante. Fique atento!

O espaço está aberto para você deixar sua opinião.


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