Take a fresh look at your lifestyle.

Produção de café no Paraná teve bom desempenho apesar do clima adverso

0

O 2º levantamento da safra de café 2019, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira (16), apontou um aumento de 5% na produção paranaense, comparado à safra de 2017/18, alcançando mais de 1,05 milhão de sacas de 60 quilos, sobretudo de café arábica.

Segundo o estudo, a explicação para o bom resultado seria o aumento da produtividade, que passou de 26,67 para 28,07 sacas por hectare, com ganho de 5%. Isso porque a área plantada esteve próxima à estabilidade, mas com uma pequena queda de menos de um por cento no total apurado. O boletim aponta também baixa de cerca de 18% na área em formação.

Segundo os técnicos da Companhia, as razões que prejudicaram a ampliação do cultivo foram as adversidades climáticas ocorridas no segundo semestre de 2018, com chuvas abaixo da média e altas temperaturas. Aliado a isso, as floradas também desenvolveram de forma irregular e por um período considerado maior que o normal.

O Paraná é o único representante da região Sul no levantamento nacional do café realizado pela Conab, por ter uma produção mais elevada que os demais estados. Os dados detalhados sobre o cultivo regional e nos demais produtores do país estão divulgados no site da Companhia. Clique aqui para acessar o estudo.

Gerência de Imprensa

Leave A Reply

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More