LIRAa em SMI é de 13,4% e reunião define ações para combater o mosquito da dengue

0 12

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Vigilância em Saúde divulgou o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). O Município continua em alto risco para uma epidemia de dengue, com resultado de 13,4%.

Para definir estratégicas e criar um plano de ação para combater o mosquito, na manhã de hoje (23) o Comitê Intersetorial para controle da Dengue realizou uma reunião na Prefeitura, com a presença do Prefeito Claudio Dutra, secretários, vereadores, servidores públicos, empresa responsável pela limpeza, Bombeiros e Conselho Tutelar.

De imediato, a Administração Pública irá criar um decreto, que será publicado no Diário Oficial Eletrônico e amplamente divulgado, dando poder aos agentes de endemias e saúde de fiscalização, como realizar novos mutirões de limpeza, e estipulando valores de multas caso o morador não seguir os cronogramas e evitar a proliferação do mosquito da dengue.

O Prefeito Dutra pede a colaboração da população. “Precisamos trabalhar em conjunto com a sociedade, através das escolas, associações e entidades. Não vamos combater o mosquito sozinho, é dever de cada um cuidar do seu quintal do seu lixo. Nós vamos novamente fazer um mutirão de limpeza, porém um pouco diferente dos outros, porque a população precisa entender que já existe a coleta do lixo reciclável, orgânico, galhos e demais, mas muitas pessoas ainda não separam o lixo corretamente, causando vários transtornos. O Poder Público com toda certeza está fazendo a sua parte, e neste momento precisamos a ajuda de todos”, enfatiza Claudio.

Segundo o Ministério de Saúde, LIRAa é avaliado da seguinte maneira: Inferiores a 1%: estão em condições satisfatórias; De 1% a 3,9%: estão em situação de alerta; Superior a 4%: há risco de surto de dengue. São Miguel está com 29 casos de dengue confirmados e 74 notificações, sem registro de zika e nem chikungunya.

Fonte: Assessoria

O espaço está aberto para você deixar sua opinião.


Notice: Constant WP_USE_THEMES already defined in /home/blogdolagocom/public_html/index.php on line 14