Como saber quem tem direito à Cidadania Portuguesa?

0 12

Muitos brasileiros têm direito a cidadania portuguesa, e a lei dá abertura a diversas possibilidades. Em algumas delas não é nem necessário ser filho ou neto de português.

Você pode ser considerado português :

  • sendo filho de português;
  • sendo neto de português e comprovando ligações específicas com o país.

Você pode adquirir a nacionalidade portuguesa:

  • se for casado com um português há três anos, comprovando ligações, ou cinco anos, sem precisar comprovar ligações;
  • residentes legais há pelo menos 5 anos em Portugal;
  • se fizer um estudo genealógico e comprovar, após procedimento verificatório da comunidade judaica, ser descendente de judeus expulsos de Portugal na época da inquisição;
  • indivíduos nascidos em Portugal mesmo que os pais sejam estrangeiros, mas que tenham morado em Portugal legalmente por pelo menos 2 anos.

Em Portugal, é permitido que filhos, netos, bisnetos e até descendentes mais distantes de cidadãos portugueses obtenham a cidadania. Cada caso tem suas especificidades e níveis de dificuldade.

É comum encontrar linhas familiares brasileiras com ascendência em Portugal. Por essa razão, a dupla cidadania se tornou muito requisitada por brasileiros descendentes de portugueses.

É importante estar atento ao limite de gerações que se permite realizar o pedido de cidadania, pois esse limite da linhagem pode afetar o processo quanto à obtenção dos documentos – em especial a certidão de nascimento do português originário.

Quer saber mais detalhes de como tirar uma cidadania portuguesa? Então dê uma olhada no Guia Completo que o pessoal do Cidadania Já criou.

Material publicado originalmente no Portal de Portugal

O espaço está aberto para você deixar sua opinião.


Notice: Constant WP_USE_THEMES already defined in /home/blogdolagocom/public_html/index.php on line 14