Portal Blog do Lago
Informação de qualidade na Tríplice Fronteira

Horário estendido amplia atendimento no “Agosto Azul” em STI

0

“Trabalhador, passe um tempo com você”. Esse é o tema da Campanha Agosto Azul, iniciada na quinta-feira, 8 de agosto, na unidade básica de saúde da região central de Santa Terezinha de Itaipu. O dia “D”, chega este ano, com um diferencial: horário estendido das 17h às 20h, para possibilitar aos homens que trabalham em horário comercial, a oportunidade de fazer o diagnóstico de sua saúde.

As ações – que seguem cronograma abrangendo todas as unidades de saúde da cidade, de acordo com programação – incluem avaliações médicas, odontológicas, de enfermagem, orientações nutricionais, solicitação de exame da próstata (quando necessário), estratificação de risco em saúde bucal e orientações sobre os programas de prevenção disponibilizados pela Secretaria de Saúde. A meta é atingir três mil homens, nesta ação. Outra novidade é que o tratamento nos casos diagnosticados será estendido no período de setembro a dezembro, também das 17h às 20h, em todas as unidades básicas de saúde da cidade.

“Inovamos com o horário estendido para que possamos abranger àqueles que não disponibilizam de horário”, disse a diretora de Saúde, Eliane Brambatti.

De acordo com o médico Pedro Matias de Araújo, a campanha tem como foco o PSA, exame que detecta possíveis lesões na próstata, que quando não tratadas, podem evoluir para um câncer. “Por isso, vale o alerta para que os homens compareçam e fiquem em dia com sua saúde”, destacou o médico.

Primeira vez – Donizete Medeiros participou da campanha pela primeira vez e disse ter consciência da importância da prevenção. “Optei por vir no primeiro dia para ficar tranquilo. A flexibilidade de horário foi uma boa estratégia para abranger os que não podem vir durante o dia, por estarem trabalhando”, disse.

Programação – Os atendimentos serão estendidos para os demais bairros da cidade, sendo: dia 15, na unidade do bairro Santa Mônica; dia 22, na unidade do Parque dos Estados e no dia 29, na unidade do BNH e região dos conjuntos habitacionais.