Polícia Militar do Paraná explica sobre o aplicativo 190

0 3

Por meio do aplicativo 190, ferramenta pioneira no Brasil, a Polícia Militar do Paraná instituiu um canal de acionamento de emergência ágil, eficiente e acessível.

O App 190 possibilita o registro de acidentes de trânsito e outras ocorrências policiais, como por exemplo, perturbação de sossego, ameaça e roubos.

Em pouco mais de um ano, foram realizados mais de 80.000 downloads gratuitos do aplicativo, que foi avaliado como ótimo ou excelente por 85% dos usuários.

Entre suas principais funcionalidades está o atendimento em libras, voltado para pessoas com deficiência auditiva, o que reflete o compromisso da Corporação com a acessibilidade e a promoção da
inclusão social.

Além da acessibilidade, o aplicativo também apresenta como uma de suas principais características a agilidade no atendimento. Em ocorrências com risco a vida, por exemplo, o chamado é iniciado antes mesmo do preenchimento do formulário.

Desde a implantação do aplicativo, a Polícia Militar recebeu mais de 9 mil acionamentos pelo canal, que resultaram em atendimentos que variaram de orientações ao solicitante até o deslocamento de uma equipe policial militar para intervenção no local da ocorrência.

Os casos de perturbação de sossego, que constituem cerca de 18% das demandas atuais da Polícia Militar, representaram mais da metade dos registros realizados no App 190.

A transparência do atendimento, representada pela possibilidade de acompanhar o tempo de deslocamento da equipe policial, desde o seu acionamento até a chegada da viatura no local, e a agilidade e praticidade da utilização do sistema, são características que conferem credibilidade à ferramenta.

Desde a sua implantação, o sistema recebeu ajustes e melhorias que possibilitaram seu funcionamento mesmo em localidades mais remotas do estado, e, com isso, a Polícia Militar alcança hoje a marca de 100% dos municípios cobertos pelo aplicativo.

Assessoria

O espaço está aberto para você deixar sua opinião.