Portal Blog do Lago
Informação de qualidade na Tríplice Fronteira

“Arraiá” da Turma da Coluna reúne adeptos e estimula a interação em STI

O projeto iniciado em 2017, hoje reúne 120 adeptos que buscam qualidade de vida por meio de atividades que amenizam as dores nas costas

0

Mesmo em clima de festa, os participantes do projeto Turma da Coluna, não descuidaram da saúde. Com orientação da fisioterapeuta e coordenadora do grupo, Bruna Warken, todos se alongaram antes do arraial começar. O encontro aconteceu na noite de quinta-feira, 25, no Centro Comunitário Tibério Nandi reunindo 120 pessoas adeptas ao programa – com idades variadas -, de todos os bairros de Santa Terezinha de Itaipu.

“A nossa primeira edição da festa foi um sucesso. Por isso, resolvemos repetir a dose”, ressaltou Bruna ao informar que a ocasião alia diversão e maior interação entre os participantes. O projeto foi iniciado em 2017, após a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que integra a Secretaria Municipal de Saúde, constatar durante levantamento de consultas que muitos dos pacientes se queixavam de dores nas costas, especialmente na lombar. “Partindo desse dado, surgiu a ideia de criar um projeto para atender esse público. Começamos com um grupo pequeno e hoje atendemos homens e mulheres de todas as regiões do município”, disse a coordenadora.

O projeto conta com encontros semanais, das 8h30 às 9h30, contemplando cada dia uma região da cidade. As atividades são realizadas às segundas no bairro BNH; terças, Santa Mônica; quartas, Parque dos Estados e quintas, centro. A cada 15 dias, são realizadas minipalestras pela equipe multiprofissional do NASF. A fisioterapeuta informou que todas as pessoas que sofrem com alguma dor, alteração anatômica ou desconforto na região da coluna vertebral podem participar desde que tenham liberação médica para a realização de exercícios terapêuticos.

Eu participo – Zenona Lopez é uma das primeiras integrantes da Turma da Coluna. “Participo desde o início e já percebo melhorias. Acordo mais disposta e, principalmente, sem dor”.

Para participar – Os interessados em fazer parte do projeto, devem procurar a Secretaria de Saúde do município, localizada na Rua Montemezzo, 591, região central. Na sequência serão encaminhados para avaliação física e, posteriormente, atendidos pela equipe do NASF.

DECOMSTI
Fotos e texto