Portal Blog do Lago
Informação de qualidade na Tríplice Fronteira

Prefeito Cláudio realizou a entrega de tratores e equipamentos agrícolas

A meta é garantir mais agilidade e rapidez no atendimento prestado ao homem do campo

0

A manhã do Dia do Colono, 25, em Santa Terezinha de Itaipu começou com a entrega de dois tratores (um de 175cv e outro de 95cv), um escarificador de arrasto de sete hastes e uma grade aradora de 26 discos, para uso dos agricultores.

Juntos, os tratores e os equipamentos somam R$ 535.033,00, benefícios adquiridos com contrapartida do governo municipal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio do empenho do então diretor da CONAB, Waldenor Mariot (na gestão do ministro Blairo Maggi) e emenda do senador Roberto Requião. O ato de entrega aconteceu no Paço Municipal 3 de Maio, momento que reuniu produtores rurais e lideranças de diversos segmentos da sociedade.

“Sempre vi o setor agrícola com grande potencial, por isso os investimentos se fazem necessários. Os nossos agricultores são pessoas de fibra, grandes trabalhadores que ajudam a alavancar a economia de nossa cidade”, destacou o prefeito Cláudio Eberhard ao acrescentar, que em dois anos e meio deste mandato, os investimentos para o setor já ultrapassaram R$ 7 milhões.

O prefeito ressaltou ainda a importância de se governar de maneira conjunta, ao citar que “a nossa responsabilidade política ultrapassa nossos partidos e nossas bases; o nosso papel enquanto gestor é cobrar incentivos e fazer política para a população”.

O secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Sérgio Ruppenthal, parabenizou os colonos e destacou a importância dos novos tratores e maquinários para uso dos agricultores. “Vamos oferecer maior rapidez nos trabalhos e conforto para os operadores das máquinas, já que os tratores possuem cabines refrigeradas”.

Na avaliação do presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Matendal, os benefícios entregues na manhã de quinta-feira integram uma gama de incrementos e benfeitorias que estão sendo proporcionados nesta gestão. “Não tem uma semana sem novidade positiva para os itaipuenses. Isso demonstra a preocupação do gestor público em administrar para o bem de todos”, disse. O vereador Ivo Philippsen, prestigiou o ato de entrega e resumiu: “esse foi um trabalho árduo de toda a equipe e que apresenta resultados”.

Na outra ponta – O produtor rural e membro do Conselho de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Sanidade Agropecuária (Cosama), Valdir de Lucca, recebeu com entusiasmo a novidade. “A realidade do nosso município é diferente dos demais; aqui as coisas realmente acontecem. A cada ano, novos investimentos nos surpreendem e facilitam o trabalho do homem do campo. O prefeito, vereadores e toda comunidade estão de parabéns pelo empenho em mais essa conquista”, agradeceu.

A avaliação do produtor rural Venceslau Langwinski também foi positiva. “Hoje, o município é composto por grandes, médias e pequenas propriedades, onde o produtor com maior fatia possui equipamentos que auxiliam nos trabalhos, enquanto que os médios e pequenos produtores não têm condições de adquirir esses equipamentos. Porém, na gestão do prefeito Cláudio nós podemos contar com o incentivo da prefeitura que nos dá todo apoio necessário”, pontuou.

Fique por dentro

Além de estimular a geração de renda dos produtores rurais, a administração municipal tem investido na qualidade de vida da população. Um dos avanços mais significativos foi à implantação de 140 km de rede de água potável nas propriedades rurais, beneficiando 660 famílias e possibilitando investimentos na agroindústria, na área rural.

Além disso, foram entregues mais de 20 km de calçamento poliédrico e 12 km de adequação das estradas rurais, garantindo o escoamento da safra. Outra conquista importante e que tem mudado a realidade doa moradores foram 160 km de reforma e construção de terraços, bem como entrega de cinco abastecedouros comunitários.

Texto: DECOMSTI – Fotos: Blog do Lago