Natal com boas energias: conheça os símbolos da celebração

0

As pessoas pouco sabem, mas cada enfeite de natal é rico de simbologias e boas energias seculares. Veja abaixo o significado de cada símbolo de Natal e leve mais energia e alegria à sua casa e às suas festas.

Árvore de Natal: É um dos símbolos natalinos mais importante, junto com o Papai Noel.  A árvore simboliza vida, nascimento, crescimento, frutos, força e união. O hábito de decorar a árvore pode ter surgido do hábito que os druidas tinham de decorar velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades deste mesmo dia do ano. No século XVI era costume na Alemanha. Por lá, as famílias ricas e pobres decoravam árvores com papel colorido, frutas e doces. Esta tradição se espalhou pela Europa e chegou aos Estados Unidos pelos colonizadores alemães. Logo, a árvore de Natal passou a ser popular em todo mundo.

Papai Noel: O bom velhinho de roupa vermelha que carrega um saco de presentes é o maior símbolo do Natal. O Papai Noel tem sua origem ligada a São Nicolau, um bispo que viveu no século IV, na cidade de Mira, na Ásia Menor. Conta-se que na época do Natal, todos os anos, este bispo costumava auxiliar os pobres, presenteando especialmente as crianças enquanto elas dormiam. Podemos usar a imagem do Papi Noel com o trenó e/ou saco cheio de presentes para mentalizar o que desejamos ganhar em nossas vidas no ano que vai começar.

Guirlanda: enfeite de Natal muito usado nas portas das casas. Em geral, sua cor é verde – símbolo de vida e natureza. E também é um símbolo de proteção. Antigamente, era usada no antigo Egito na entrada dos templos. Na antiga Roma, era usada nas casas para atrair saúde para os moradores. Já na Índia, significava boas vindas aos visitantes e proteção contra a casa dos demônios e a má sorte. Hoje, o enfeite é usado nas portas para atrair sorte, prosperidade, paz, evolução e dar boas vindas a todos.

A Estrela: A estrela na sociedade humana esteve sempre ligada como “bússolas naturais” das pessoas. Eram elas que indicavam a direção, o sentido, o porto seguro. A estrela significa o brilho e a luz do próprio Deus em nossas vidas, iluminando o nosso caminho e mostrando a rota a ser seguida, sempre na prática do bem e da verdade. Estrela é símbolo de fama e de sorte.

A Vela: Representa luz, a presença do próprio Jesus no meio de nós, a grande luz que veio para iluminar o mundo, para iluminar a vida de todos os homens. Lembram o que Ele mesmo disse: Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas. Como não da para manter velas acesas, usamos hoje as luzes de natal.

Presépio:  Um dos símbolos mais usados e lembrados nesta época festiva. Foi criado por São Francisco de Assis no século 13 para representar a cena do nascimento de Jesus Cristo. A palavra presépio possui origem hebraica e significa a “manjedoura de animais”, como um estábulo, por exemplo. Como Jesus nasceu numa manjedoura, a presença de animais domésticos aparece.

Os Anjos: Os anjos representam a proteção, benção e boas energias para você, sua casa e família. A figura do anjo no Natal simboliza o arcanjo Miguel que anunciou a Maria que iria ser a mãe de Jesus. Arcanjo Miguel também avisa aos reis magos sobre o nascimento do Cristo.

Bolas Coloridas: Representa frutos, fartura, na árvore de Natal, além de presentes imateriais: amor, esperança, paz, sorte e um ano cheio de sorte.

Leia a matéria completa no Terra clicando aqui!

Leave A Reply

Your email address will not be published.