The Mandalorian: como ele se encaixa na cronologia de Star Wars?

0

A série The Mandalorian está sendo transmitido nos Estados Unidos pelo Disney+ e trouxe um novo capítulo à saga Star Wars. O seriado é focado em um enigmático caçador de recompensa que exerce seu ofício em um canto sem lei da galáxia.

Uma das grandes questões acerca da nova série é a mais básica: onde e quando The Mandalorian é ambientada? Estamos aqui para responder a dúvida.

Onde se passa The Mandalorian?

A primeira temporada de The Mandalorian se passa, aproximadamente, cinco anos depois dos eventos de Retorno de Jedi. O que também significa que ela é situada oito ou nove anos depois dos eventos de Uma Nova Esperança, o primeiro filme de Star Wars.

The Mandalorian amplia a linha-temporal de Star Wars depois dos eventos da trilogia original, mas ainda se passa 30 anos antes de O Despertar da Força — não espere pelas participações de personagens como Rey ou Kylo Ren.

O que sabemos sobre a linha-temporal de The Mandalorian?

Quando O Despertar da Força estreou, em 2015, sabíamos muito pouco sobre os 30 anos que separavam a trilogia original das sequências.

Sabemos que a Aliança Rebelde venceu a Batalha de Endor e finalmente derrubou o império e estabeleceu a Nova República. Infelizmente, mesmo quando os rebeldes reconstruíram um governo legítimo e democrático, estavam cegos perante a crescente ameaça da Primeira Ordem.

Vários projetos subsequentes de Star Wars preencheram algumas lacunas desse período. Romances como a trilogia Star Wars: Aftermath, de Chuck Wendig, oferecem uma visão da criação da Nova República.

Os games Star Wars: Battlefront mencionaram a Batalha de Jakku, o último grande confronto entre os Rebeldes e o Império, que se passa dois anos depois de O Retorno de Jedi.

Em resumo, no cenário de The Mandalorian, o Império está morto e enterrado, com apenas um punhado de senhores da guerra como “O Cliente”, personagem de Werner Herzog. A Primeira Ordem ainda é uma realidade distante. Mas mesmo que a Guerra Civil Galáctica tenha terminado, a galáxia está longe de ser pacífica.

A Nova República ainda está consolidando o poder e tentando trazer estabilidade aos prósperos Mundos Centrais da galáxia. Nos numerosos mundos da Orla Exterior, uma nova era de anarquia e ilegalidade começou. Até coisas básicas como moeda estão em fluxo. E é nesse cenário inspirado no Velho Oeste que o mandaloriano constrói sua reputação.

Como está Mandalore hoje?

Muitos fãs de Star Wars podem estar se perguntando como o mundo de Mandalore se encaixa na série. Este mundo é o lar de uma orgulhosa cultura guerreira que inspirou homens como Jango e Boba Fett. No entanto, esse mundo definhou sob décadas de domínio externo, primeiro pelos Separatistas durante as Guerras Clônicas e depois pelo Império.

Ainda não temos uma imagem clara do estado de Mandalore em cinco anos após o Retorno de Jedi. Porém, com base no que vimos na temporada final de Star Wars Rebels, parece seguro assumir que Mandalore está tentando reafirmar sua independência e pode crescer e se tornar um aliado valioso ou uma ameaça perigosa para a frágil Nova República.

A questão é se algo disso será explorado no The Mandalorian. A série se passa às margens da galáxia, longe do drama político e dos heróis icônicos dos filmes. The Mandalorian, como é agora, é mais um espaço independente ocidental do que uma adição fortemente baseada na trama à franquia.

Isso sempre pode mudar (especialmente quando aprendermos mais sobre a verdadeira identidade e conexão do Mandalorian com Mandalore em si), mas, por enquanto, a série não deve se aprofundar nesse conflito. Em vez disso, pode ser o alcance da inevitável sequência animada de Star Wars Rebels.

Todavia, o período de tempo pode sugerir que a série lidará com o destino incerto de um personagem Mandaloriano específico. A série também acontece cinco anos depois que Boba Fett foi engolido pelo Sarlacc em Tatooine. Muitos fãs especularam que o próprio mandaloriano está de alguma forma conectado a Boba Fett.

Ele poderia ser parente de Fett por sangue, ou ele mesmo poderia ser o próprio Fett com uma nova identidade de capa. A linha do tempo Legends estabeleceu anteriormente que Fett finalmente escapou do Sarlacc e retornou aos seus modos de caçar recompensas, então o mesmo pode se aplicar à linha do tempo atual da Disney. Se essa revelação acontecer, The Mandalorian pode ser o lugar perfeito para que isso aconteça.

*Tradução por: Víctor Aliaga

Leia a matéria completa no IGN BR clicando aqui!

Leave A Reply

Your email address will not be published.