Ônibus com ar-condicionado de Foz entram em operação neste sábado, 28

0

Até o dia 10 de outubro o Foztrans projeta colocar em operação os primeiros 15 veículos climatizados da primeira etapa da implantação

Seis meses após serem apresentados pelo prefeito Chico Brasileiro e o vice Nilton Bobato em cerimônia na Praça da Paz, os ônibus com ar-condicionado finalmente começam a rodar nas ruas e avenidas de Foz do Iguaçu.

Os usuários da linha Três Lagoas/Prainha serão os primeiros contemplados com o serviço. A previsão é concluir, até o dia 10 de outubro, a primeira fase da operação dos novos veículos, anota Ronildo Pimentel, no GDia.

O primeiro lote de ônibus com ar-condicionado, formado por 15 veículos, foi apresentado no final de março. A alternativa encontrada pela prefeitura para iniciar o serviço sem elevar a tarifa do transporte público foi abrir mão das receitas com o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) das empresas que formam o Consórcio Sorriso.

A partir deste sábado começam a operar os 15 primeiros ônibus com ar-condicionado de Foz do Iguaçu. Conforme o acordo firmado com as empresas, em janeiro de 2020 será adquirido um novo lote de dez veículos. Nesta primeira etapa, seis linhas serão contempladas, uma a mais que as anunciadas inicialmente.

De acordo com o Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans), a Linha 110 fazia parte das linhas 101 e 102. “Houve uma divisão, um seccionamento, para melhor atender a população da Vila C e Marco das Três Fronteiras, ficando assim seis linhas”, explica o superintendente do Foztrans, Fernando Maraninchi.

Operação

A linha 245, que atende os usuários de Três Lagoas e Prainha, é a primeira a dispor de ônibus com ar condicionado. Os veículos irão percorrer os mesmos trechos que os tradicionais, com a diferença que irão parar em pontos devidamente sinalizados, porém com maior distância entre um e outro, para melhor aproveitar o ar climatizado.

De acordo com o cronograma definido pelo Foztrans, na próxima quinta-feira (10 de outubro), entram em operação os ônibus na linha 120 (Parque Nacional). No sábado (5 de outubro), começam na linha 335 (Bairro Morumbi). No dia 10 de outubro (quinta-feira), os veículos climatizados passam a rodar nas linhas 101 (Vila C Sul), 110 (Vila C Norte) e 102 (Sohab – Marco das Três Fronteiras), na região do Porto Meira.

Projeção

De acordo com o Foztrans, algumas linhas do transporte coletivo – 117, 103 e 116 – sofrerão alterações no horário. A entrada em operação dos veículos foi autorizada no início da semana pelo prefeito Chico Brasileiro, com a sanção da lei de incentivos do ISSQN, aprovada dia 17 de setembro pela Câmara de Vereadores.

Com a medida, amparada na Lei Municipal 2234/99, o município deixará de arrecadar aproximadamente R$ 9 milhões nos próximos 10 anos. Para janeiro de 2020, está prevista a aquisição de mais 10 unidades com o benefício extra.

Leia a matéria completa no Cabeza News clicando aqui!

Leave A Reply

Your email address will not be published.