Itaipuense sagrou-se campeã brasileira de Corrida de Orientação

0

A paixão pelo esporte pode criar um atleta. A moradora de Santa Terezinha de Itaipu, Carmem Romagna de Lima é a prova disso. Praticante da Corrida de Orientação há quatro anos, a itaipuense já acumula diversas conquistas. Somente neste ano, ela foi campeã na modalidade Dama Máster 40B, e conquistou três títulos em Corrida de Orientação: regional, estadual e nacional.

carmem 1 768x1024 - Itaipuense sagrou-se campeã brasileira de Corrida de Orientação

“Quem diria que um esporte iniciado depois dos quarenta anos pudesse proporcionar tudo isso”, avaliou a atleta ao citar que “a orientação é mais que um esporte pelo fato de nos permitir conhecer lugares incríveis, pessoas e estar em contato com a natureza”, ressaltou. Mas ela não pratica a modalidade sozinha. “Levo a família toda. Não escapa ninguém: marido filhos e o genro”.

Carmem 683x1024 - Itaipuense sagrou-se campeã brasileira de Corrida de Orientação
A campeã brasileira, Carmem Romagna de Lima em ação

Carmem conquistou o título de campeã regional em 24 de novembro. As etapas aconteceram nas cidades de Assis Chateaubriand, Medianeira e Cascavel. Antes disso, ela conquistou o título de campeã brasileira no fim de agosto, em Guarapuava e o de campeã estadual em outubro, passando por etapas nas cidades de Pato Branco, Ponta Grossa, Colombo, Antônio Olinto e Capanema.

família 1024x771 - Itaipuense sagrou-se campeã brasileira de Corrida de Orientação
Esporte familiar: “não deixo ninguém de fora”

“Receber os prêmios foi incrível, mas estar com a família e amigos é gratificante. Essas conquistas não são apenas minhas, mas do grupo de orientação Cataratas do Iguaçu, composto por atletas de Foz e Santa Terezinha”, destacou.

trofeus 1024x768 - Itaipuense sagrou-se campeã brasileira de Corrida de Orientação
Mapas das competições e troféus conquistados pela atleta

Você sabia? – A Corrida de Orientação é uma modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo, um mapa e uma bússola, com isso criou-se o conceito da preservação do meio ambiente entre seus praticantes. Além disso, é preciso de estratégia para concluir o percurso, onde ganha quem o fizer em menor tempo.

A modalidade – A Corrida de Orientação nasceu nos países nórdicos por volta do ano 1850. Os militares trouxeram o esporte para o Brasil na década de 70 e, em janeiro de 1999, foi fundada a Confederação Brasileira de Orientação (CBO).

Na Paraíba, o primeiro campeonato organizado, conhecido como Circuito de Orientação da Paraíba (Copa), ocorreu em 2007. Porém, a federação foi fundada apenas em janeiro de 2011.

Texto:DC STI / Fotos: arquivo

Leave A Reply

Your email address will not be published.