Ecocataratas prepara jovens colaboradores para o mercado de trabalho

0

Oferecer aos jovens condições de atuar como protagonistas de seu próprio futuro. É com esse pensamento que a concessionária Ecocataratas, empresa do grupo Ecorodovias, mantém há dez anos o programa Aprendiz Legal, em parceria com a Gerar, organização que desenvolve projetos de sustentabilidade social e ambiental e realiza a seleção dos candidatos ao programa, atendendo todas as exigências da Lei 10.097/2000, conhecida como Lei da Aprendizagem.

Desde 2009, já passaram pela Ecocataratas 52 jovens aprendizes. Alguns deles já estão construindo suas carreiras profissionais dentro do grupo ou assumindo um perfil empreendedor no mercado de trabalho.

Jovem Aprendiz 683x1024 - Ecocataratas prepara jovens colaboradores para o mercado de trabalho

Esse é o caso da assistente administrativo Jaqueline Baena (21), que ingressou no programa em meados de 2017 e, com apenas 11 meses de aprendizagem no setor de Administração de Contratos, foi contratada e efetivada. Mas o objetivo de construir uma carreira promissora está apenas começando. “Quero continuar ajudando a Ecocataratas a cumprir sempre com suas metas e prazos e, paralelamente, projetar um futuro dentro da empresa, da qual tenho o privilégio de fazer parte, correspondendo à confiança depositada com muita dedicação e comprometimento”, ressalta. “Estava em uma encruzilhada profissional. A experiência vivida na Ecocataratas provocou um despertar pela área de administração”, completa.

Jaqueline Heloisa Claudimara e Fernando da Ecocataratas 1024x591 - Ecocataratas prepara jovens colaboradores para o mercado de trabalho

Claudimara Alves dos Santos (25) é outro fruto gerado pelo Aprendiz Legal. Ela passou pela recepção e, em 2013, foi contratada como auxiliar administrativo. Em pouco tempo, subiu de cargo e hoje é Analista de Planejamento e Controle. “Devo muito à Ecocataratas pela profissional que sou hoje, mais preparada para enfrentar os desafios e metas do cotidiano”, afirma.

Hoje, dos 314 colaboradores da Ecocataratas, 14 fazem parte do Aprendiz Legal. As vagas para o programa são oferecidas pelos setores da concessionária (Recursos Humanos, Sustentabilidade, Administração do Contrato, Engenharia, Jurídico, Comunicação, Operação, Tráfego e Arrecadação). A partir da oferta, em parceria com a Gerar, a Ecocataratas faz a seleção de candidatos. Podem participar jovens com idade entre 15 e 24 anos. Para as áreas técnicas, a empresa dá preferência para aprendizes universitários com formação específica.

Para o coordenador de Administração do Contrato da Ecocataratas, Fernando Federizzi, a oportunidade gerada pelo programa é “uma ferramenta capaz de provocar mudanças significativas e de evolução entre os jovens, ajudando-os a assumir uma postura mais responsável perante as demandas e prazos e preparando-o para o exigente mercado de trabalho”.

A acadêmica de Engenharia Civil Heloísa Seibert Felini (17) diz que sentiu “aquele friozinho na barriga” característico do primeiro emprego em seu primeiro dia na Ecocataratas. Aprendiz Legal há 13 meses, iniciou sua caminhada profissional redigindo ofícios e hoje já faz está qualificada a realizar até mesmo o lançamento de notas no sistema operacional da concessionária. “A equipe é afinada e todos trabalham focados em atender as demandas da empresa”, destaca.

Segundo o setor Recursos Humanos da Ecocataratas, todas as atuais vagas do programa Aprendiz Legal estão preenchidas, mas novo processo de seleção deve ser realizado em meados do ano que vem.

Assessoria

Leave A Reply

Your email address will not be published.