Itaipu promove press trip e grupo de jornalistas conhece iniciativas de Santa Terezinha

0

Santa Terezinha de Itaipu integrou o roteiro de visitas de um grupo de jornalistas, de renomados veículos da imprensa nacional. A partir de uma press trip organizada pela Divisão de Imprensa da Itaipu Binacional, com apoio da Diretoria de Coordenação e Meio Ambiente, eles conheceram de perto alguns dos principais programas e ações socioambientais desenvolvidos nos municípios da Bacia do Paraná III (BP3), com apoio direto da binacional

atentas2 - Itaipu promove press trip e grupo de jornalistas conhece iniciativas de Santa Terezinha

Em Santa Terezinha, a visita aconteceu na tarde de quinta-feira, 14, sendo a segunda parada na Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis (Acaresti). Recepcionados pelo prefeito, Cláudio Eberhard, o grupo de sete jornalistas conheceu a estrutura e o funcionamento da associação, reconhecida como modelo nacional de gestão de resíduos recicláveis. “Os bons exemplos devem ser divulgados e reaplicados e, para nós, é uma grata satisfação quando recebemos esse retorno”, disse o gestor municipal.

prefeito4 - Itaipu promove press trip e grupo de jornalistas conhece iniciativas de Santa Terezinha
Jornalistas foram recepcionados pelo prefeito Cláudio, que resumiu as ações da Acaresti

Dal Marcondes, da Agência Envolverde e presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental integrou o grupo e disse que volta com as “melhores impressões possíveis”. “A Acaresti é um modelo a ser seguido. É o melhor exemplo que já vi”, destacou ele, ao acrescentar as inúmeras ações conhecidas na região.

visita 13 - Itaipu promove press trip e grupo de jornalistas conhece iniciativas de Santa Terezinha
Grupo de jornalistas conheceu o funcionamento da associação de catadores de Santa Terezinha

Segundo o assessor da Diretoria de Coordenação da Itaipu, coronel Theófanes de Lira Pessôa Júnior, o projeto de coleta desenvolvido em Santa Terezinha o deixou “bastante impressionado pela sua eficiência e eficácia”. “Soluções como essa, que resultam na redução de passivos ambientais, são importantes para Itaipu o que acaba contribuindo para a preservação da vida útil do reservatório e, portanto, tem sim o apoio incondicional da binacional”.

visita5 - Itaipu promove press trip e grupo de jornalistas conhece iniciativas de Santa Terezinha
Anotando todas as informações para não perder nenhum detalhe

Dentro do roteiro de visitas, eles conheceram o Corredor de Biodiversidade Santa Maria e o ponto de pesca 5.

No roteiro – O grupo foi composto por jornalistas da Agência Envolverde, Dal Marcondes; Gazeta do Povo, Catarina Scortecci; Revista Plurale, Nícia Ribas; Jornal Metro (SP), Vanessa Selicani; Correio Braziliense, Erika Martins Manhatys; Econordeste, Maristela Crispim e Projeto Colabora, Liana Melo.

A press trip aconteceu entre os dias 13 e 14 desta semana. Além de Santa Terezinha de Itaipu, eles visitaram algumas ações de desenvolvimento rural sustentável, a aldeia indígena Tekoa Itamarã, em Diamante D’Oeste e a Feira Livre e o balneário Terra das Águas, em Santa Helena.

DC STI – Texto e fotos

Leave A Reply

Your email address will not be published.