Paraná descentraliza SIPIA e STI é a primeira cidade a sediar

0

Santa Terezinha de Itaipu será a primeira cidade na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior a sediar a capacitação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA), envolvendo 13 municípios da região. Anteriormente, os encontros aconteciam em Curitiba.

A descentralização foi recebida pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ellis Regina Eberhard, com satisfação e desafio. “Essa novidade nos trouxe alegria, e também o desafio de receber da melhor forma possível os representantes dos municípios”, destacou.

A abertura será realizada às 8h30 de terça-feira, 29, na Escola do Trabalho e a capacitação segue na terça e quarta-feira, 30. Para a abertura do encontro estão sendo esperados o coordenador técnico nacional do SIPIA, Antônio Cláudio Lima da Silva; a juíza de direito da Vara de Infância e Juventude, Luciana Assad Luppi Ballalai; a diretora do Departamento de Políticas Públicas para Crianças, Adolescentes e Idosos da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Ângela Mendonça; o coordenador dos 24 escritórios regionais da Sejuf, Jorge Neves; o vereador de Foz do Iguaçu e presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Paraná (ACTEP), Márcio Rosa, além do prefeito Cláudio Eberhard e demais autoridades da cidade.

Entre alguns temas relevantes, Ângela Mendonça irá abordar a importância dos conselhos na consolidação da democracia e na proteção à infância, bem como as ações da Força-Tarefa Infância Segura (FORTIS).

O que é? – O SIPIA é um mecanismo que vem para respaldar o trabalho do conselheiro, possibilitando que sejam gerados relatórios que irão subsidiar ações no combate das violações de diretos praticados contra a criança e ao adolescente.

Além de servir como uma ferramenta facilitadora do trabalho dos Conselhos, o SIPIA possibilita a geração de dados e estatísticas que tornam possível o mapeamento da condição em que se encontram crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Municípios – Participarão dessa capacitação, representantes de: Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Missal, Pato Bragado, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis e técnicos dos escritórios regionais de Pato Branco.

DC STI – Texto e foto

Leave A Reply

Your email address will not be published.