Ciclovia da Avenida Tancredo Neves terá ponte metálica sobre o Rio Almada

0

A ciclovia da Avenida Tancredo Neves, principal via de acesso à usina de Itaipu, terá uma ponte metálica paralela à atual ponte sobre o Rio Almada, localizada entre a Rua Guaraqueçaba e Avenida Curitiba. A estrutura foi instalada nessa quinta-feira (24) pela construtora contratada pela Itaipu Binacional para executar a obra.

Ciclovia da Avenida Tancredo Neves terá ponte metálica sobre o Rio Almada 1
Peças metálicas ainda no caminhão. Instalação exigiu bloqueio de pistas e uso de três guindastes. Fotos: Sara Cheida.

O trabalho exigiu a utilização de três guindastes para levantar e posicionar as duas peças metálicas sobre blocos de concreto. Uma das peças tem 12 toneladas; a outra, 7,5 toneladas. Montada, a estrutura apresenta 21,6 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 1 metro de altura.

Para que o trabalho fosse executado com segurança, o trânsito de veículos no sentido Itaipu-Centro foi bloqueado durante parte do dia. Os motoristas tiveram que usar um desvio. No final da tarde, a empresa responsável já havia concluído o serviço e a pista foi liberada. A Divisão de Infraestrutura e Manutenção (ODMI.CD) supervisionou todo o trabalho.

20191024SC7372      - Ciclovia da Avenida Tancredo Neves terá ponte metálica sobre o Rio Almada
Operação para içar as peças metálicas mobilizou três guindastes, dois deles para retirar as peças do caminhão.
Ciclovia da Avenida Tancredo Neves terá ponte metálica sobre o Rio Almada 2
Posicionamento das peças foi um trabalho de precisão, para que as peças fosse acomodadas sobre os blocos de concreto.

O gerente da ODMI.CD, Jorge Guilherme de Castilha Alves, explicou que o trabalho faz parte da segunda fase da ciclovia da Tancredo Neves, que compreende o trecho entre o trevo de Furnas e a ponte do Rio Almada, totalizando aproximadamente dois quilômetros de extensão. “A ponte metálica será importante para garantir a segurança do ciclista e evitar que ele transite pelo asfalto”, explicou.

Além da ciclovia e da estrutura metálica, o trabalho inclui obras de drenagem pluvial em todo o trecho, execução de calçadas, meio-fio, instalação de iluminação em led, pintura e ajustes no pavimento.

20191024SC7449      - Ciclovia da Avenida Tancredo Neves terá ponte metálica sobre o Rio Almada
Descida final da primeira peça metálica. À esquerda, antiga ponte sobre o Rio Almada.
Ciclovia da Avenida Tancredo Neves terá ponte metálica sobre o Rio Almada 3
Fim de trabalho, com as duas estrturas metálicas instaladas. Nova ponte vai dar mais segurança aos ciclistas.

Outras fases

A primeira fase da ciclovia, entre a Barreira de Controle de Itaipu e o trevo de Furnas, está praticamente concluída: faltam apenas o comissionamento da iluminação pela Copel e a pintura viária. “Acreditamos que a primeira fase esteja concluída em 30 dias. Já a segunda fase deve se estender até dezembro de 2020”, estimou Jorge Guilherme Alves.

A terceira fase da ciclovia, entre a ponte do Rio Almada e o viaduto da BR-277, está em fase de planejamento e orçamentação e será posteriormente apresentada à diretoria da empresa para aprovação.

Assessoria

Leave A Reply

Your email address will not be published.