Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação acontece em Foz

0

O encontro que reúne conselheiros de todo estado acontece nessa quinta-feira (17) e na sexta-feira (18). De acordo com a presidente da UNCME/PR, que também é vice-presidente nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Brasil na Região Sul, Ana Lucia Rodrigues, o encontro possibilita a formação dos conselheiros, além de alertar e trocar experiencias fazendo com que todos estejam mais fortalecidos para as discussões em seus municípios. “Esse é o IX encontro estadual e estamos debatendo principalmente a implantação do Sistema Municipal de Ensino, isso significa a autonomia e liberdade de trabalho das Secretarias Municipais de Educação junto com os Conselhos Municipais para organizarem todo trabalho da educação nos municípios, não precisando mais seguir o Sistema Estadual” destacou a presidente.

A presidente do Conselho Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, Elaine Bernardes Ribeiro lembrou da importância da implantação do Sistema. “Comparado com outros estados, a exemplo de Santa Catarina que já implantou em 85% de seus municípios, o Paraná fica muito aquém, dos trezentos e noventa e nove municípios, apenas vinte tem o Sistema. Foz também ainda não tem, mas é uma luta para que isso aconteça”, enfatizou.

Para a secretária Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, Maria Justina da Silva, essa é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os Conselhos Municipais de Educação, sobre os municípios que já tem o Sistema Municipal de Educação. “Nós ainda não temos o Sistema Municipal, mas é nossa intenção implantar, por isso é importante trocar experiência com os municípios que já fazem esse trabalho e que já tem esse conhecimento mais avançado”, ressaltou.

O professor Flávio Scherer, representante do Conselho Estadual de Educação do Paraná, lembrou da importância do encontro. “São muitos temas que estão em discussão: temos o casso Fundeb, os Planos Municipais e Educação, a questão da base curricular nacional comum, as novas políticas e também avaliar a caminhada”, destacou.

Participam também dos debates: Raph Gomes, superintendente pedagógico da Secretaria Estadual de Educação; Fernando Barros Filho, representante do Tribunal de Contas do Estado-TCE/PR; Marcia Aparecida Baldini, vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação UNDIME/PR; Dinorá Costa, representante do Núcleo Regional de Educação; Marli Marschin de Queiroz, presidente do Sindicato dos Professores e  Profissionais Educação Rede Pública de Foz do Iguaçu – SINPREFI e Aldevir Hanke, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu-SISMUFI.

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME, entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação, criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros com a finalidade de incentivar e orientar a criação e o funcionamento destes colegiados, pauta a sua atuação nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.

Leia a matéria completa na Rádio Cultura Foz clicando aqui!

Leave A Reply

Your email address will not be published.