20ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu começa nesta quarta
20ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu começa nesta quarta
A 20ª edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu (FILFI) será aberta oficialmente nesta quarta-feira (12), com uma programação cultural diversificada que promete encantar o público de todas as idades.
A cerimônia de abertura acontece às 19h, com apresentação musical das crianças e adolescentes da Associação Fraternidade Aliança (AFA). Em seguida, haverá fala de autoridades e um bate-papo com o tema A palavra está no ar, Santos Dumont, literatura e outras viagens, com os escritores Henrique Rodrigues, Micael Alvino e Gloria Kirinus.
Programação infantil e teatro de sombras
As atividades da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu começam pela manhã, com contações de histórias e a peça “Alberto, o menino que queria voar”, da Companhia Karagozwk. A apresentação será realizada no auditório da Fundação Cultural, voltada especialmente ao público infantil.
A FILFI é uma realização da Prefeitura de Foz do Iguaçu em parceria com a Fundação Cultural, reforçando o compromisso com a promoção da leitura e o incentivo à produção literária local.
Pavilhão 14 Bis: livros e autores locais
A partir das 14h, será aberto o Pavilhão 14 Bis, no Calçadão da Avenida Rio Branco, com a participação de 11 livrarias, sebos e editoras. As empresas inscritas no edital da Fundação Cultural irão expor e comercializar livros, com contrapartida social em doações de exemplares para instituições públicas como a Biblioteca Municipal e escolas da rede.
O espaço também contará com um estande compartilhado por autores locais, cedido gratuitamente como forma de incentivo à democratização da literatura. Cada escritor participante doou três exemplares de suas obras para o acervo público.
Shows e lançamentos
Às 14h30, haverá nova apresentação do teatro de sombras na Fundação Cultural. Já no Palco da Criação, após a abertura oficial e o musical da AFA, ocorre o bate-papo literário com os convidados. A programação segue às 21h30 com o show Choro do Malungo, do músico Fumê.
No mesmo horário, será lançado o livro Santos Dumont nas Cataratas, publicado pela Edunila em parceria com a Revista 100 Fronteiras, na Estação Cultural Anamaria Teigão.
Mais de 50 atrações na programação
Ao longo dos próximos dias, a FILFI 2025 oferecerá mais de 50 atividades, incluindo shows, oficinas, mesas de debate, sessões de autógrafos e contações de histórias. A programação também será descentralizada nos bairros, levando a literatura a diferentes comunidades de Foz do Iguaçu.
Confira a programação completa e o mapa da feira no Linktree oficial da Feira do Livro de Foz do Iguaçu.
Para mais notícias culturais e eventos na região, acesse o Blog do Lago.
Com informações da Assessoria | Foto: divulgação








