Rapidinhas da redação

0

Piolla na feira de turismo de Assunção

“Paraguai é o terceiro país no ranking de visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. Aproveitamos a nossa passagem pela Fitpar, feira de turismo de Assunção, para alinhavar parceria com Douglas Rezende e Leila Holsbach, da Embratur, sobre as ações de promoção do destino no mercado internacional no próximo ano”, informou Gilmar Piolla.

Rapidinhas da redação 1

Latinoware 2019: inscrições abertas

Entre 27 e 29 de novembro, Foz do Iguaçu vai sediar a 16ª edição do Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware). As inscrições antecipadas podem ser realizadas pelo site www.latinoware.org ao custo de R$ 60. Depois do dia 10 de novembro, o valor aumenta para R$ 80.

A intensa programação do congresso – promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e pela Itaipu Binacional – deve contar com mais de 100 atividades, entre palestras, minicursos, workshops e mesas-redondas, além de um espaço para exposição. Entre os temas abordados durante o evento estão educação, segurança cibernética, hardware livre, iniciação científica e negócios, entre outros. (Assessoria)

Irmã Dulce será reconhecida como santa neste domingo

Neste domingo (13), às 5h da manhã em Brasília (10h em Roma), a soteropolitana Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (1914–1992), nominada como Irmã Dulce desde 1933, torna-se a primeira santa nascida no Brasil reconhecida pela Igreja Católica Apostólica Romana. Torna-se Santa Dulce dos Pobres.

A canonização ocorre nove anos após o colegiado de cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos, da Cúria Romana, atestar o primeiro milagre atribuído à Irmã Dulce descrito no processo de beatificação da religiosa iniciado pela Arquidiocese de São Salvador da Bahia. A decisão do colegiado é baseada em avaliação de peritos de saber científico (como médicos) e teólogos. (com Agência Brasil)

Oncinhas do Refúgio Biológico já têm nome: Poty e Pytu

Dentro de até dois anos, os filhotes de onça-pintada nascidos na Itaipu, recém-batizados de Poty e Pytu, poderão ser introduzidas na natureza. O anúncio foi feito pelo diretor de Coordenação, general Luiz Felipe Carbonell, e pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, durante o batismo das oncinhas, realizado na tarde dessa sexta-feira (11), no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), em Foz do Iguaçu. (JIE)

20191011RF9526 - Rapidinhas da redação
Família quase completa: o macho pintado, Pytu; a mãe, Nena; e a fêmea Poty. Foto: Rubens Fraulini.

Saiba mais clicando aqui!

Neste domingo (13), seja criança no Gramadão da Vila A

Para celebrar o Dia das Crianças, comemorado no sábado (12), o Gramadão da Vila A recebe várias atrações no domingo (13). O evento é promovido pela Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Museu em Ação, iniciativa do Ecomuseu.

A programação do “Venha ser criança no Gramadão” vai das 15h às 19h. Haverá contações de histórias, apresentações culturais de hora em hora (das 15h às 19h) e brincadeiras como cama de gato, bolha de sabão, pintura livre, pintura facial, biabolô, cometinha, dama gigante, tecido acrobático, slackline e malabares.

Todas atividades são gratuitas. Leve seus filhos e divirtam-se juntos! (JIE)

Construção de Ponte da Integração avança na margem brasileira

Rapidinhas da redação 2
Nova ponte está em contrução no Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco. Foto: Alexandre Marchetti.

O consórcio responsável pela construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Franco (PY), já conclui a terraplenagem do canteiro de obras, iniciou a edificação do setor administrativo e está terminando os diques que vão permitir a execução das fundações da torre principal, na margem brasileira do Rio Paraná. Outro pilar idêntico, que terá 190 metros de altura, será construído na margem paraguaia. (JIE)

Leia nais clicando aqui.

Solicitação de acesso à usina terá mudança no próximo dia 21

A solicitação de acesso à Central Hidrelétrica de Itaipu e dependências só poderão ser solicitadas por gerentes formais das áreas ou, em casos de prestadores de serviços terceirizados, pelo gestor do contrato. A medida passa a valer a partir do dia 21 de outubro de 2019, quando a Central de Cadastramento passará a aceitar somente as solicitações encaminhadas por estes responsáveis. (JIE)

Confira aqui o informativo da Superintendência de Segurança Empresarial (SE.AD).

Viaduto da BR 277 com Costa e Silva deve ser inaugurado nesse mês

O Viaduto Lyrio Bertol, na BR 277 com a Avenida Costa e Silva, deve ser inaugurado até o fim do mês de outubro. A informação foi confirmada pelo inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Luiz Gênova. Segundo o inspetor, as obras já entraram em fase final.

WhatsApp Image 2019 10 11 at 16.49.16 960x570 - Rapidinhas da redação

“Existe uma expectativa que no final desse mês seja inaugurado” afirmou Gênova. “As obras já estão na fase final, ainda restam alguns ajustes fins na obra, como pintura e sinalização e em breve teremos boas notícias e poderemos admirar a obra concluída” destacou o inspetor.

Veja a matéria completa no site da Rádio Cultura Foz clicando aqui.

Fundação Cultural de Foz distribui gelotecas

Quem passar pelo Centro da Juventude do Jardim Naipi (CEJU), Centro de Convivência do Idoso (CCI), Terminal de Transporte Urbano (TTU), Zoológico Bosque Guarani ou pela Unidade Básica de Saúde do Três Bandeiras poderá conferir de perto as Gelotecas, geladeiras transformadas em mini-bibliotecas pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

Rapidinhas da redação 3

A ideia surgiu como ação de promoção à Feira Internacional do Livro, e também como meio para proliferação da política de incentivo à leitura. “As gelotecas são utilizadas em outros municípios, com sucesso. Elas levam à população esse acesso facilitado aos livros, assim como já fazemos com o projetos Roda Livro”, disse a diretora de cultura, Thaísa Praxedes. Leia a matéria da AMN, clicando aqui.

Prefeitura de Foz e Senai ofertam novos cursos profissionalizantes

A Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, em parceria com a Secretaria de Educação e o SENAI abriu 420 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos em Foz do Iguaçu.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Agência do Trabalhador (R. Xavier da Silva, 834 – Centro), de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30. As vagas são direcionadas preferencialmente às pessoas carentes, que não possuam formação específica.

São ofertados 12 cursos profissionalizantes em diversas regiões da cidade. As aulas acontecerão em escolas do município e na sede do SENAI, de segunda à sexta, das 19h às 22 horas. Os cursos iniciam no dia 30 de outubro, com previsão de término em 15 de dezembro. Leia a matéria da AMN, clicando aqui.

Educação de Foz divulga datas de matrículas

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) divulgou o cronograma para matrículas e rematrículas nos CMEIS (Centro Municipal de Educação Infantil) e entidades conveniadas para o ano letivo de 2020. O período de rematrículas começa na próxima quarta-feira (16) e segue até 22 de outubro e vale para todos os alunos da educação infantil que prosseguirão seus estudos na mesma instituição em 2020.

Atualmente, 9.131 crianças estão matriculados em um dos 40 CMEIS e nas 4 instituições conveniadas ao município (APMI, Centro Educacional Mãe Maria, Mamãe Carolina e Vicentino Nossa Senhora da Conceição). Veja a matéria completa da AMN, neste link.

Foz é ouro na natação nos JAP´s

E a primeira medalha de ouro da natação nos Jogos Abertos do Paraná, divisão A, foi para Foz do Iguaçu.

71934835 2446496292054557 4564975006383079424 n - Rapidinhas da redação

A atleta Suzani Silva Paz venceu a prova 800 metros livre feminino com o tempo de 10:00:28. (Assessoria)

Leave A Reply

Your email address will not be published.