Saúde de STI lança programa focado na saúde mental

0

O lançamento do programa “Você não está sozinho”, que chega com a proposta de reforçar as ações de prevenção à saúde mental, mobilizou a equipe da Secretaria de Saúde e vários moradores de Santa Terezinha de Itaipu, na manhã de quinta-feira, 10.

A novidade implantada como projeto-piloto na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Parque dos Estados foi o termômetro para que a ação fosse expandida para as demais unidades do município. Com a proposta de atendimento “portas abertas”, ou seja, o interessado em participar dos grupos de acolhimento não precisa de agendamento prévio, o programa fornece um espaço aberto para o diálogo, em que o paciente possa expressar suas emoções e compartilhar experiências.

“Os grupos são um espaço aberto, de acolhimento e toda comunidade está convidada a participar”, disse a diretora de Saúde, Eliane Brambatti. De acordo com o médico responsável pelo Programa Saúde da Família do Parque dos Estados, Nicolas Eiki Onishi, as ações devem levar mais qualidade de vida para população e estimular novos hábitos. “A nossa experiência foi fantástica e os resultados superaram as expectativas. Sem dúvidas, o programa está levando qualidade de vida e mudança de hábitos para os pacientes de saúde mental”, destacou.

Dia, horário e local – É preciso ficar atento aos horários e aos locais dos encontros dos grupos de saúde mental, que seguem cronograma da Secretaria Municipal de Saúde.

Nas terças-feiras, às 10h, as atividades se concentram na UBS do BNH e Conjuntos Habitacionais. No período da tarde, às 14h, as ações acontecem na UBS do Parque dos Estados e Santa Mônica.

Nas quintas-feiras, às 9h, os encontros acontecem na Praça Silvino Dal Bó.

Alem disso, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realiza diariamente atendimento aos pacientes de saúde mental. Nas segundas-feiras, às 8h, acontece o encontro do grupo Horta Terapêutica. Nas terças-feiras, às 10h, são realizados os encontros do Grupo de Acolhimento Álcool e Drogas. Às 14h, são realizadas as rodas de conversa.

Nas quartas-feiras, às 10h, são atendidos os pacientes do Grupo de Acolhimento Familiar. Nas quintas-feiras, às 14h, é a vez do Grupo Girassol. E, às 15h, musicoterapia. A oficina de artes acontece nas sextas-feiras, a partir das 13h30.

Saúde mental – Com uma equipe multidisciplinar formada por médico, clínico geral, psiquiatra, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional e enfermeiros, a rede municipal de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu, garantequalidade nos atendimentos e resultados.

Texto e foto: DC STI

Leave A Reply

Your email address will not be published.