Taxa de iluminação pública em STI tem queda de 40% com uso de LED

0 133

Em Santa Terezinha de Itaipu, a população já sente os reflexos positivos gerados pela implantação das lâmpadas de LED. São menos 40% sobre a taxa de iluminação pública. A moradora Gabriela Romeiro ao receber a fatura da conta de energia elétrica com vencimento para julho, pode constatar a redução. Para ela, a economia veio em boa hora.

“Estamos passando por um momento complicado em todo o país. Muitas famílias estão reduzindo os gastos durante a pandemia, inclusive eu. A redução na taxa de iluminação pública veio em boa hora, com certeza vai aliviar o bolso dos contribuintes. Além disso, a nova iluminação garante mais conforto e segurança para todos”, disse.

A redução na taxa de iluminação pública foi viabilizada devido ao investimento do Poder Público de Santa Terezinha de Itaipu, ao substituir de maneira ampla e ininterrupta, em 2019, todas as lâmpadas de vapor metálico pelas de LED. Houve a troca de mais de quatro mil lâmpadas distribuídas em toda área urbana do município, incluindo ruas, avenidas, parques e praças.

“Hoje, colhemos os frutos de um trabalho em equipe, sério e técnico. Além de gerar economia para o bolso do cidadão itaipuense, o investimento fez com que Santa Terezinha de Itaipu entrasse para era das cidades modernas, inclusivas e sustentáveis, sendo iluminada em 100% LED”, destacou o prefeito Cláudio Eberhard.

O secretário da Fazenda, Bruno Spricigo, acrescentou ainda que com a redução na tarifa de energia elétrica R$ 1,5 milhão ao ano passa a circular no comércio local.

“Além de gerar mais conforto, segurança e economia para o bolso da população, a redução de 40% na taxa de iluminação pública deve contribuir para o aumento das vendas do comércio local”.

Para a efetivação do projeto de eficiência energética que resultou em valor menor na taxa de iluminação pública para o consumidor, foram investidos R$ 4.732.106,00, com recursos próprios do governo municipal obtidos pela Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip).

Custo/Benefício

A utilização de luminárias de LED proporciona que o intervalo entre a manutenção seja maior, possibilitando a redução do custo com mão de obra e equipamentos de manutenção.

Assessoria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More