UNFPA e Itaipu promovem hoje, 26, capacitação para profissionais que atendem adolescentes em STI

0

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil e a Itaipu Binacional concluem, até a próxima semana, uma série de cinco oficinas para profissionais da rede pública que atendem diretamente adolescentes no Paraná – em especial nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Nesta quinta-feira (26), a atividade será em Santa Terezinha de Itaipu e terá como tema “Violências no Contexto das Adolescências”, o mesmo da oficina realizada nesta quarta-feira (25) em Santa Helena. Entre os assuntos abordados estão os diferentes conceitos e formas de violência que costumam ser vivenciadas por adolescentes, indícios que auxiliam na identificação destas situações e de que forma os municípios podem ser mais acolhedores e inclusivos nas redes de atendimento.

itaipu site oficina - UNFPA e Itaipu promovem hoje, 26, capacitação para profissionais que atendem adolescentes em STI
UNFPA e Itaipu coordenam capacitações de profissionais de saúde, educação e assistência social. Fotos: UNFPA Brasil/Paola Bello

A última capacitação do mês será no dia 30, em Toledo. Na ocasião, o assunto será “Corporalidades e Afetividades”, tema que também foi discutido em Cascavel, no dia 18, e em Corbélia, no dia 19. Neste módulo, os profissionais são convidados à reflexão conjunta e ao debate sobre as diferentes concepções e abordagens desses temas por adolescentes e pessoas com quem convivem. A iniciativa busca ainda esclarecer dúvidas e fortalecer a rede de atendimento entre os profissionais que atuam em municípios próximos.

As oficinas fazem parte do projeto Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste do Paraná, firmadas entre a UNFPA e a Itaipu e que conta com a adesão de 51 municípios.

Capacitação

O principal objetivo do ciclo de oficinas é capacitar profissionais, em especial das áreas de saúde, educação e assistência social, para oferecer serviços acolhedores para adolescentes nos diferentes aparelhos públicos. Divididas em seis módulos, as capacitações buscam o fortalecimento da autoconfiança de profissionais da rede de atendimento, a formação com relação aos direitos e a construção de uma rede qualificada para atender adolescentes.

48787607222 52ab05c3a3 k - UNFPA e Itaipu promovem hoje, 26, capacitação para profissionais que atendem adolescentes em STI
Profissionais são capacitados para abordar temáticas de interesse e relevantes aos jovens.

As oficinas fazem parte do eixo Saúde do projeto conjunto entre UNFPA e Itaipu Binacional. Todas as capacitações têm sido construídas a partir de visitas feitas aos municípios participantes do projeto e das demandas de profissionais de diferentes áreas envolvidas com a iniciativa. No total, estão previstos seis módulos de capacitação, que serão oferecidas até o final de 2019.

Iniciado em 2018, o projeto Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste do Paraná também prevê ações em educação, gestão do conhecimento e comunicação.

As ações têm foco no desenvolvimento socioeconômico, criando e ampliando oportunidades para que adolescentes e jovens ajudem na construção de serviços acolhedores de saúde e também tenham garantidas condições de ampliar suas habilidades para a vida e competências socioemocionais.

Assessoria

Leave A Reply

Your email address will not be published.