Ilha da Madeira: a deslumbrante Floresta Laurissilva em Portugal

0 54

A Ilha da Madeira, destino português em meio ao Atlântico, é famosa por sua natureza exuberante, com vegetação exótica e colorida e paisagens dramáticas, que incluem penhascos debruçados sobre o mar, jardins com flores únicas e, em especial, uma floresta que mais parece cenário de filme: a Floresta Laurissilva.

Com cerca de 20 milhões de anos, esta floresta está presente em uma porção pequena e privilegiada do globo: a Macaronésia, região onde se encontram os arquipélagos Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde. No entanto, é na Madeira que fica a maior e mais bem conservada extensão deste ecossistema, somando cerca de 15 mil hectares, o que representa 20% do território da ilha.

Embora o destino e as trilhas que levam os turistas para a Laurissilva estejam fechadas neste momento de fragilidade mundial, poderão ser apreciados novamente quando o período de distanciamento social terminar. Por isso, vale a pena conferir as fotos destas paisagens marcantes para entender a beleza única desta floresta, declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 1999.

1588874773 301 Ilha da Madeira a deslumbrante Floresta Laurissilva - Ilha da Madeira: a deslumbrante Floresta Laurissilva em Portugal

A Floresta Laurissilva tem esse nome por ser formada, principalmente, por árvores chamadas lauráceas, como o loureiro, o til, o barbusano e o vinhático, que são frondosas e imponentes. Como é um ecossistema úmido, mesmo os troncos das árvores são cobertos por musgo, o que deixa o cenário ainda mais verde. Complementando o visual grandioso, espalham-se pela floresta orquídeas da serra, gerânios cor-de-rosa e os belíssimos massarocos, que colorem partes do cenário de violeta.

Em alguns trechos da Floresta Laurissilva, é possível conferir toda essa beleza natural de perto. É o caso da trilha do Caldeirão Verde, situada no Parque Florestal das Queimadas. Ao final do caminho, há um lago formado por uma queda d’água de cerca de 100 metros, totalmente rodeado por vegetação verde – o que explica o nome que a trilha recebeu.

1588874773 250 Ilha da Madeira a deslumbrante Floresta Laurissilva - Ilha da Madeira: a deslumbrante Floresta Laurissilva em Portugal

Outro ponto que mais parece uma floresta de contos de fadas é a Vereda do Fanal, uma trilha que percorre trechos da ilha que estão acima de 1,1 mil metros de altitude, o que significa que a área constantemente se cobre com neblina, dando um ar mágico ao local, onde há também tis centenários e magníficos.

Estudos mostram que, antigamente, a Floresta Laurissilva existia no sul da Europa e norte da África, mas não suportou as baixas temperaturas da Idade do Gelo. Esta floresta, tão representativa da Ilha da Madeira, junto com a abundância de outros tipos de árvores e vegetação no destino à época de seu descobrimento, foi o que lhe renderam o nome “Madeira”.

Material publicado originalmente no Portal de Portugal

O espaço está aberto para você deixar sua opinião.


Notice: Constant WP_USE_THEMES already defined in /home/blogdolagocom/public_html/index.php on line 14