STI confirma primeiro caso de COVID-19

0 93

WhatsApp Image 2020 04 18 at 17.38.31 - STI confirma primeiro caso de COVID-19
Em nota emitida no fim da tarde do último sábado, 18, o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE/Covid-19), com respaldo da Secretaria Municipal de Saúde, informou o primeiro caso confirmado de coronavírus em Santa Terezinha de Itaipu.

Trata-se de um caso importando do município de Foz do Iguaçu, de um homem de 58 anos, que segundo investigação epidemiológica, o mesmo foi infectado a partir da transmissão comunitária, pois não teve contato com pacientes com casos confirmados ou suspeitos. Não há informações de qual forma teria sido o foco da transmissão em Foz. Ele encontra-se clinicamente estável, em isolamento domiciliar e sendo acompanhado. Três pessoas estão internadas no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu em investigação.

A confirmação do primeiro caso foi recebida pelo prefeito Cláudio Eberhard, como um sinal de alerta. “Há mais de um mês iniciamos nossas ações e movimentos coletivos de prevenção; foram atos positivos, a população tem colaborado, mas chegou a hora de maior adesão. Todos devem se atentar para o fato de que estamos vivendo com a eminência do contágio. Com a transmissão comunitária, todo mundo é suspeito. Todos podem ser contaminados e contaminar”, ressaltou.

Em entrevista a rádio local, neste domingo, 19, o gestor falou da necessidade de intensificar os cuidados pessoais e familiares e convocou a comunidade para que não afrouxe o ritmo de isolamento e distanciamento social, use máscara sempre que precisar sair de casa e redobre os cuidados com higiene pessoal.

“É de suma importância acelerar os cuidados. Estamos vivendo a realidade; o mundo real do coronavírus e os cuidados individuais são fundamentais”, alertou.

Novas medidas – Com a eminência do contágio comunitário no município, o gestor disse que estão avaliando algumas medidas, no sentido de proteção à população.

“Até aqui, o comércio – que há uma semana iniciou suas atividades gradativamente, agiu de maneira positiva. Houve grande adesão das medidas, mas cabe a uma parcela da população estar mais atenta as normas de segurança e colaborar”. As novidades devem ser anunciadas no decorrer da semana.

Cuidado com o desserviço – O COE e a Secretaria Municipal de Saúde orientam que qualquer informação divulgada de forma apressada, atropelando o fluxo oficial, representa um desserviço à população, gerando instabilidade social e à saúde pública. É importante que a população fique informada por fontes oficiais, como o site e as redes sociais da prefeitura.

Com Assessoria

O espaço está aberto para você deixar sua opinião.


Notice: Constant WP_USE_THEMES already defined in /home/blogdolagocom/public_html/index.php on line 14