ISTs podem não apresentar sintomas, alerta especialista

0 7

As Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs, como a sífilis, hepatites virais e HIV, são causadas por vírus e bactérias, repassados entre a população por meio de relações sexuais desprotegidas.

Autoridades em Saúde alertam que algumas ISTs, como a sífilis, são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas aparentes. Por isso, e segundo especialistas, as pessoas que tiveram relações sexuais sem uso da camisinha devem realizar testes rápidos de diagnóstico.

O médico Sanitarista do Centro de Referência e Treinamento em IST/Aids, de São Paulo, Artur Kalichman, explica que, a agilidade no diagnóstico assegurada pelos testes rápidos garante o início imediato do tratamento, e interrompe a transmissão das ISTs para outras pessoas.

Ele lembra que a sífilis, por exemplo, é uma infecção que pode não apresentar sintomas aparentes, principalmente nas mulheres.

“Muitas ISTs, principalmente em mulheres, são assintomáticas, ou seja, a pessoa tem a clamídia, gonorreia, ou mesmo a sífilis. Essa doença, no primeiro momento, a pessoa pode ter uma lesão na vagina, se for mulher, ou no pênis, os homens. E essa lesão normalmente some. E depois, a sífilis também fica assintomática. Não é incomum que as pessoas sejam portadoras de IST e não saibam. A melhor maneira de descobrir é, sem dúvida, procurar uma Unidade Básica de Saúde para poder fazer os testes. E, caso a pessoa não tenha sintoma, pelo teste vai ficar sabendo e vai poder fazer o tratamento”.

Proteja-se! Usar camisinha é uma responsa de todos. Se notar sinais de uma infecção Sexualmente Transmissível (IST), procure uma unidade de saúde e informe-se. Saiba mais em: saude.gov.br/ist.

Material publicado originalmente na Agência do Rádio

O espaço está aberto para você deixar sua opinião.


Notice: Constant WP_USE_THEMES already defined in /home/blogdolagocom/public_html/index.php on line 14