HPV é uma das ISTs mais disseminadas entre a população, revela especialista

0 8

Um vírus muito comum no mundo, o HPV é transmitido principalmente por contato sexual.

A doença afeta tanto homens quanto mulheres e provoca verrugas na região genital e vários tipos de câncer, como o de colo de útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina.

Quem dá mais detalhes sobre essa infecção sexualmente transmissível é o médico Sanitarista do Centro de Referência e Treinamento em IST/Aids, de São Paulo, Artur Kalichman.

“O principal problema do HPV são as verrugas. Pode causar verrugas nas regiões genitais e anais. Tem HPV, também, que podem pegar a região oral. Tem alguns que podem evoluir, depois, para câncer do colo do útero. Para as mulheres a prevenção do HPV ganha importância, por isso. O HPV, das ISTs, é, sem dúvidas, é uma das infecções mais disseminadas. Muitas pessoas já entraram em contato com o HPV e muitas pessoas são assintomáticas. Fazer Papa Nicolau ou vacinação, são estratégias para se evitar o desenvolvimento de câncer.”

O uso da camisinha também protege contra o HPV. Proteja-se! Usar camisinha é uma responsa de todos. Se notar sinais de uma infecção Sexualmente Transmissível (IST), procure uma unidade de saúde e informe-se. Saiba mais em: saude.gov.br/ist.

Material publicado originalmente na Agência do Rádio

O espaço está aberto para você deixar sua opinião.


Notice: Constant WP_USE_THEMES already defined in /home/blogdolagocom/public_html/index.php on line 14