Itaipu recebe Brasileiro de Canoagem Slalom neste final de semana

0

A Itaipu Binacional recebe neste fim de semana o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, o maior evento da modalidade no País. As provas acontecem no Canal Itaipu e reúnem cerca de cem atletas, incluindo nomes como Ana Sátila e Pedro Gonçalves, que vão participar dos próximos Jogos Olímpicos 2020, em Tóquio (Japão), e o iguaçuense Felipe Borges. Na sexta-feira (4), serão disputadas as provas da Copa Brasil pela segunda divisão. No total, seis associações de canoagem participam das competições.

O campeonato integra a programação de eventos dos Jogos de Aventura e Natureza que acontece no Oeste Paranaense. Organizado pelo Governo do Estado do Paraná, várias disputas entraram para o cronograma, como provas de Canoagem Velocidade, Corrida de Aventura, Futebol das Estrelas, Moutain Bike, Balonismo, entre outros.

Para os atletas, o campeonato pontua no ranking nacional da modalidade, que define a escolha das Bolsas Atletas Nacional, em nível estadual e também, em alguns casos, como de Foz do Iguaçu, municipal. Os recursos são pagos para os atletas que conseguirem bons índices. O ranking é uma somatória de participações nas competições do calendário nacional. No caso do Campeonato Brasileiro que acontece neste fim de semana, os pontos são dobrados.

“Há também uma questão para a escolha dos atletas para a seletiva nacional: quem estiver melhor posicionado é chamado para participar do evento que definirá os atletas aptos para disputas internacionais em 2020 quando, em especial, temos os Jogos Olímpicos. Então sempre há um estímulo ainda maior dos atletas para participar”, comenta André Behs, supervisor da modalidade na Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

Grandes nomes

Nomes de peso da modalidade estarão em Foz do Iguaçu para participar do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom. A atleta Ana Sátila, que defende o Instituto Meninos do Lago (IMEL), chega ao campeonato com a vaga garantida para os jogos de Tóquio, em 2020. A conquista aconteceu na última semana em La Seu d’Urgell (Espanha), nas categorias C1 (Canoa individual) e no K1 (caiaque individual), no Mundial de Canoagem Slalom.

“É mais um sonho que se realiza, competir pela terceira vez em Jogos Olímpicos. Não tem como explicar, a cada competição fico mais madura e estarei bem preparada. Agora é pensar no Campeonato Brasileiro aqui em Foz onde eu cresci como atleta. É algo especial, comemorar essa conquista remando aqui”, comenta Sátila.

Pedro Gonçalves também garantiu a vaga para a Olimpíada no K1 Masculino. No Campeonato Brasileiro, ele representa a Associação Pirajuense de Esportes Náuticos de Piraju (SP). “Quanto mais competições nacionais tivermos é melhor para desenvolver o nosso esporte, temos que estimular cada vez mais novos atletas, formação de bases porque quanto mais competitivo for melhores resultados teremos fora do Brasil”, explica.

Entrada gratuita

A competição será aberta para o público, que poderá conferir as remadas dos principais atletas do Brasil e também olhar os pequenos iniciantes na água. Haverá uma central de cadastramento no estacionamento do Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional. Ônibus gratuitos levarão o público até o local das provas. O serviço funcionará das 8h da manhã até às 16h30, de sexta a domingo. A única exigência será apresentar um documento com foto para fazer o cadastro.

Assessoria

Leave A Reply

Your email address will not be published.