Portal Blog do Lago
Informação de qualidade na Tríplice Fronteira

STI: App Paraná Serviços incrementa renda do trabalhador autônomo

0

O sistema inovador será apresentado para os trabalhadores autônomos itaipuenses nesta quarta-feira, 11, às 19h30, na Escola do Trabalho

Um aplicativo gratuito e que permite o contato entre trabalhadores autônomos e contratantes está revolucionando a intermediação de serviços no Paraná. Trata-se do Paraná Serviços. O sistema inovador será apresentado para população itaipuense nesta quarta-feira, 11 de setembro, às 19h30, na Escola do Trabalho. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Fernando Dal Pont Júnior, informou que a plataforma surgiu para facilitar a vida do cidadão que busca por determinado serviço, além de aumentar a geração de renda e retirar os trabalhadores da informalidade.

O aplicativo disponível para Android e IOS conta com mais de 100 categorias de serviços, como por exemplo: encanador, webdesigner, cozinheiro, entre outros. “O primeiro passo é fazer com que os profissionais baixem o aplicativo e informem as características solicitadas. É simples, rápido e fácil”, acrescentou o secretário.

Além de cadastrar os profissionais no sistema para que sejam encontrados e contratados diretamente pelos usuários, o Departamento do Trabalho do governo do estado vai fornecer a capacitação profissional e a orientação necessária para que cada um torne-se um microempreendedor individual (MEI).

Lançamento – Participam da solenidade de lançamento, o prefeito Cláudio Eberhard; o diretor do Departamento de Trabalho do Estado, Ederson Colaço; o coordenador dos escritórios regionais da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Jorge Neves; o assessor de Inovação eTecnologia da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, André Telles, entre autoridades da cidade.

Números – Até o mês de julho deste ano, o aplicativo somava mais de dezoito mil usuários em 202 cidades do Estado. O Paraná Serviços atingiu também outro marco: 40% (7.551) dos usuários ofertam seus serviços e 60% utilizam a ferramenta para propor pequenos negócios, o que denota equilíbrio entre oferta e demanda.

O Paraná Serviços foi criado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho por meio da Assessoria de Gestão Inteligente e Inovação e do Departamento do Trabalho e Geração de Renda e desenvolvido Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

DC STI