Categories: Regional

🚨 Novo Programa Chapéu de Palha Nacional: Segurança para Agricultores Desempregados! 🌾

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados aprovou proposta que cria o programa Chapéu de Palha Nacional, em benefício do agricultor ou do extrativista temporariamente desempregado em razão de entressafra, eventos climáticos adversos, como inundações, estiagens e queimadas, ou estado de emergência reconhecido pelo poder público.

A proposta prevê a concessão do seguro-desemprego, no valor de um salário mínimo, ao agricultor ou extrativista desempregado que exerça sua atividade individualmente ou em regime de economia familiar; não disponha de outra fonte de renda; não receba nenhum benefício continuado da Previdência ou da Assistência Social, exceto auxílio-acidente e pensão por morte; e seja filiado à Previdência Social como segurado especial. O seguro-desemprego será concedido por até cinco meses.

O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público ao Projeto de Lei 527/20, do ex-deputado Jerônimo Goergen (RS); e apensados (PLs 2008/21, e PL 2614/21). O parecer da relatora, deputada Socorro Neri (PP-AC), foi favorável a esse substitutivo. 

Para a relatora, a aprovação das propostas é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores mais vulneráveis diante dos eventos climáticos extremos. “ Ao proteger esses profissionais, estamos indiretamente salvaguardando a segurança alimentar do País e a continuidade das atividades econômicas que dependem diretamente da estabilidade dessas áreas”, avaliou Socorro Neri. 

Recursos
Conforme o substitutivo, o pagamento será feito com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e o Poder Executivo fica autorizado a criar um fundo específico para a concessão do benefício.

A habilitação ao seguro será feita perante o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio da apresentação do atestado de filiação a sindicato de trabalhadores rurais ou a cooperativa de produtores rurais ou outro documento que comprove sua condição de produtor rural ou extrativista.

A proposta prevê ainda a oferta de cursos de alfabetização e de capacitação nas áreas de saúde preventiva, economia familiar, meio ambiente, geração de renda, cidadania e reforço alimentar aos beneficiários do programa Chapéu de Palha Nacional.

Próximos passos
O programa ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Lara Haje
Edição – Roberto Seabra

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Renato Araujo/Câmara dos Deputados

blog6017_wp2

Recent Posts

Celebrações do Dia 13 de Maio: Honrando História, Profissões e União

Hoje, 13 de maio, é um dia repleto de significados que nos convidam a refletir,…

34 minutos ago

Adolescente é Detida com Drogas em Veículo de Carona para Viagem em Santa Terezinha de Itaipu

Na manhã desta segunda-feira (12/05), servidores da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho encontraram…

37 minutos ago

Festa da Ponta de Peito Desossada e Recheada em Marechal Cândido Rondon

  A tradicional Festa da Ponta de Peito Desossada e Recheada promete atrair um grande…

48 minutos ago

II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa No dia 22 de maio, nas dependências…

50 minutos ago

Medianeira se une à campanha “18 de maio – Faça Bonito”

Medianeira se une à campanha “18 de maio – Faça Bonito” Neste mês de maio,…

54 minutos ago

Semana do Lago inicia com ações ambientais em Santa Helena

Semana do Lago inicia com ações ambientais em Santa Helena A Semana do Lago teve…

55 minutos ago