STI: arteterapia é ótima aliada no tratamento de transtornos mentais

O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Os dados alarmantes são da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entretanto, na mesma proporção em que crescem casos de transtornos mentais, surgem também novas opções de tratamento.

Indicada para pessoas de todas as idades, a Arteterapia tem ganhado cada vez mais espaço quando o assunto é saúde mental. Em Santa Terezinha de Itaipu, município que conta com um espaço especializado para este e outros tratamentos, não poderia ser diferente. Todas as quintas-feiras, às 15h, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realiza a oficina de Arteterapia, que consiste no uso de recursos artísticos/visuais ou expressivos como elemento terapêutico. “É um caminho pelo qual o paciente encontra maneiras de expressar seus conflitos através da pintura, do desenho, entre outros. A Arteterapia trabalha a saúde mental e é indicada para pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos”, explica a coordenadora da unidade, Daniela Marquetti.

A oficina de Arteterapia também acontece nas quartas-feiras, a partir das 10h, nesse caso em especifico, para pacientes selecionados que apresentam dificuldade maior de interação social. “Os resultados que obtemos com esses tipos de tratamento são a inserção social e, consequentemente, a melhora na qualidade vida dos pacientes”, acrescenta a coordenadora.

Foto/Matéria: DECOMSTI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *