Foz do Iguaçu começa campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos

O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) de Foz do Iguaçu começou nesta quinta-feira (29), na Vila C, a campanha de vacinação contra a raiva, que deve percorrer vários bairros. O serviço é gratuito e disponibilizado das 9h às 13h.

Foz não tem registros de circulação do vírus da raiva em cães e gatos desde 2002, mas o aumento abrupto de casos de raiva em morcegos, neste ano, fez com que o CCZ retomasse a vacinação. Cerca de 30 casos já foram registrados até agora.

Pelo menos 360 cães de rua já receberam doses da vacina, além de animais domésticos no Jardim São Paulo e no bairro Cidade Nova e na área rural de Foz do Iguaçu. Além dos bairros, o próprio Centro de Controle de Zoonozes oferece a vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h Às 14h. O CCZ fica na Avenida Maceió, 1511, no Jardim Ipê III.

A Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu também orienta sobre os cuidados com animais para evitar a contaminação. Além da vacinação dos animais domésticos com mais de três meses de idade, e da coleta das fezes do animal, o contato com morcegos caídos (vivos ou mortos) também é contraindicado, além do contato de cães e gatos com esses animais. Se isso acontecer, ou em casos de mordida pelo animal, o local de contato deve ser lavado com água e sabão e uma unidade de saúde deve ser procurada imediatamente. O animal agressor deve ficar em observação por pelo menos 10 dias.

A prefeitura ainda lembra que os morcegos não devem ser caçados ou mortos, já que são animais silvestres protegidos por lei e necessários para o equilíbrio ambiental.

Colaboração Bruno Previdi

Leia a matéria completa no Massa News clicando aqui!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: