Coleta Seletiva garante descarte consciente de papel em STI

Você sabia que papéis de escritório, papelão, revistas velhas, jornais, livros e até mesmo cartolinas podem ser recicladas? Isso mesmo, o descarte correto do papel possibilita sua reciclagem, além de ser mais uma alternativa eficiente quando o assunto é a preservação do meio ambiente.

Referência na destinação correta do óleo de cozinha usado, bem como de materiais recicláveis, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu (Acaresti), também realiza a coleta e o descarte consciente de papel.

De acordo com o coordenador do Centro de Triagem, Darlei Souza, a Acaresti conta com uma fragmentadora que faz a destinação correta de documentos sigilosos. “Somente a secretaria de saúde já realizou o descarte de 5 toneladas de material, os antigos prontuários de papel. Além disso, empresas privadas também tem nos procurado com mais frequência. Isso é excelente, pois impede a contaminação do meio ambiente e estimula a geração de renda dos catadores”, explica.

Ao adotar o descarte consciente de papel, cerca de 20 a 30 árvores adultas deixam de ser cortadas. 80% de energia é economizada se compararmos a produção de papel reciclado com o papel virgem. Também é possível economizar água. Para se ter uma ideia, na produção de cada tonelada de papel novo são gastos 100 mil litros de água. No caso da fabricação de papel reciclado este valor cai para 2 mil de litros por tonelada. Vale lembrar, que estes são apenas alguns dos benefícios do descarte consciente.

Em casos de dúvidas ou até mesmo para realizar o descarte consciente, o coordenador do Centro de Triagens, orienta que as empresas entrem em contato pelo telefone: (45) 99947-4445.

Papéis recicláveis – papelão, jornal, revistas, papel de fax, papel cartão, envelopes, fotocópias, e impressões em geral;

Papéis NÃO recicláveis – papel higiênico, papel toalha, fotografias, papel carbono, etiquetas e adesivos.

Foto/Matéria: DECOMSTI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *